uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Emigrante de Tomar eleito vice-presidente de município na Noruega
foto DR Nuno Marques está na Noruega há 15 anos e integra o Partido do Centro desde 2018

Emigrante de Tomar eleito vice-presidente de município na Noruega

Nuno Marques é filho do antigo presidente da Câmara de Tomar, Pedro Marques. Foi guarda-redes no União de Tomar, Benfica e Estrela da Amadora e emigrou para jogar futebol nesse país escandinavo. Entretanto estudou, formou-se e, a par da carreira académica como professor universitário, Nuno Marques ainda tem tempo para ser treinador de guarda-redes.

O emigrante de Tomar Nuno Marques, radicado há 15 anos na Noruega, país escandinavo para onde viajou para prosseguir a carreira no futebol, foi eleito vice-presidente da câmara de Notodeen, a 116 quilómetros a sul da capital, Oslo. Filho do ex-presidente e vereador da Câmara de Tomar Pedro Marques, Nuno Marques, de 38 anos, nunca pensou abraçar a política, mas, depois de receber o convite, não demorou muito tempo a aceitar ser cabeça-de-lista do Partido do Centro (Senterpartiet).
O ex-guarda-redes de futebol foi escolhido pela coligação que detém a maioria – composta pelo Arbeiderpartiet (Partidos dos Trabalhadores), o Senterpartiet (Partido do Centro), Rødt (Partido Comunista) e Miljøpartiet de Grønne (Partido Os Verdes) – para ser o vice-presidente do município norueguês. “O Partido do Centro é actualmente o terceiro maior partido da Noruega, muito nacionalista, é o antigo Partido dos Agricultores. É uma força política que defende os interesses noruegueses e a descentralização. É contra a centralização de serviços”, explicou Nuno Marques a
O MIRANTE.
O cargo de vice-presidente não é a tempo inteiro. Durante os próximos quatro anos Nuno Marques vai dedicar dois dias por semana a essa actividade. Se entretanto ficar com um pelouro, que ainda não foram distribuídos, passa a ter no mínimo três dias por semana como político. “Desta forma vou conseguir conciliar este novo desafio com o meu cargo na universidade e o doutoramento que estou a tirar em Inglaterra”, referiu.
Nuno Marques recorda que a entrada na política aconteceu de forma inesperada em Fevereiro deste ano. Quase um mês depois, o português, que lecciona Política Internacional no Instituto Superior de Hogskolen i Sorost-Nunge, filiou-se no Partido do Centro, precisamente no dia do seu aniversário, 17 de Março. “Em Agosto do ano passado convidei a deputada do Senterpartiet pela região Telemak, onde fica Nottoden. Como temos muitos amigos em comum, perguntei-lhe se ela estaria interessada em ser minha convidada para dar aulas sobre sistema político norueguês aos meus alunos estrangeiros, alunos de Erasmus. Ela aceitou e falámos um pouco. Em Fevereiro recebi mensagem dela a perguntar se estaria interessado em integrar a lista do Partido do Centro para as eleições autárquicas”, recordou.
Ainda vinculado ao Notodden FK, que representa desde 2008 e no qual exerce actualmente as funções de treinador de guarda-redes, Nuno Marques disse que ficou surpreendido com a proposta de ser o candidato à presidência da câmara da comuna com 914 quilómetros quadrados e pouco mais de 12.300 habitantes. “Nunca me passou pela cabeça ser o candidato número um”, admitiu Nuno Marques, frisando que aceitou para que possa “dar algo à comunidade”, numa câmara em que o Partido do Centro nunca teve a presidência, atribuída ao Partido Trabalhista (Arbeiderpartie).

O futebol e os estudos
Nuno Marques começou a jogar futebol aos oito anos no União de Tomar, onde ficou até ao segundo ano de juvenil. Posteriormente concluiu a formação no SL Benfica, onde esteve no plantel sénior, e representou também o Estrela da Amadora. Quando vivia em Lisboa frequentou a licenciatura em Direito. Emigrou para a Noruega em 2004, quando frequentava o segundo ano do curso. “Poderia ter continuado o curso de Direito em norueguês mas, por razões familiares e profissionais, optei pela licenciatura em Inovação e Empreendedorismo pela Telemark University College”, explicou em anterior entrevista a O MIRANTE. Posteriormente fez um mestrado em Relações Internacionais, na Norwegian University of Life Sciences.

Emigrante de Tomar eleito vice-presidente de município na Noruega

Mais Notícias

    A carregar...