uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
História dos SMAS de Vila Franca de Xira registada em livro
Presidente dos SMAS, António Oliveira, assinou dedicatórias no livro

História dos SMAS de Vila Franca de Xira registada em livro

Lançamento de livro assinalou encerramento das comemorações dos 60 anos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, no ano em que voltaram a receber o selo de qualidade da entidade reguladora.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira conquistaram este ano, pela quarta vez, o selo de qualidade exemplar da água que distribuem aos clientes. O selo de qualidade é entregue pela entidade reguladora do sector.
A novidade foi deixada pelo presidente do conselho de administração daquela entidade, António Oliveira, durante a cerimónia de lançamento de um livro sobre a história dos SMAS, que marcou o encerramento do programa de comemorações dos 60 anos daquela organização. “Sermos novamente distinguidos com o selo de qualidade da entidade reguladora é um atestado da nossa política de melhoria contínua e a aposta em continuar a servir bem os nossos clientes”, frisou.
Os SMAS de Vila Franca de Xira receberam o selo de qualidade em 2015, 2017, 2018 e agora também em 2019. António Oliveira mostrou-se satisfeito e lembrou a importância histórica do livro apresentado, no sentido de registar para memória futura “os factos mais relevantes” da história dos SMAS, mas também a visão e os desafios futuros que estes serviços enfrentam.
Deu como exemplos a aposta na optimização dos consumos energéticos, a reutilização das águas residuais para utilizações secundárias como a rega de jardins ou combate a incêndios e a implementação de adaptações às crescentes alterações climáticas. “Grandes dificuldades se avizinham na gestão deste bem público”, confessou.
Perante uma plateia de trabalhadores e convidados, o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, também destacou a importância histórica do novo livro, redigido pela jornalista Joana Filipe. “É uma obra que nos orgulha e que será um testemunho para o futuro. Reconhecemos o papel crucial de todos os trabalhadores dos SMAS e do município no sucesso e excelência que é reconhecido a este serviço”, elogiou o autarca.
O lançamento do livro, dividido em seis capítulos, marcou o encerramento do programa de comemorações dos 60 anos dos SMAS, que incluíram no início do ano uma exposição e, mais recentemente, a inauguração dos novos laboratórios de análise de água e efluentes e o lançamento da campanha “Hidrate-se, beba água da torneira”, de promoção ao consumo de água da rede pública.

História dos SMAS de Vila Franca de Xira registada em livro

Mais Notícias

    A carregar...