História dos SMAS de Vila Franca de Xira registada em livro
Lançamento de livro assinalou encerramento das comemorações dos 60 anos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, no ano em que voltaram a receber o selo de qualidade da entidade reguladora.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira conquistaram este ano, pela quarta vez, o selo de qualidade exemplar da água que distribuem aos clientes. O selo de qualidade é entregue pela entidade reguladora do sector.
A novidade foi deixada pelo presidente do conselho de administração daquela entidade, António Oliveira, durante a cerimónia de lançamento de um livro sobre a história dos SMAS, que marcou o encerramento do programa de comemorações dos 60 anos daquela organização. “Sermos novamente distinguidos com o selo de qualidade da entidade reguladora é um atestado da nossa política de melhoria contínua e a aposta em continuar a servir bem os nossos clientes”, frisou.
Os SMAS de Vila Franca de Xira receberam o selo de qualidade em 2015, 2017, 2018 e agora também em 2019. António Oliveira mostrou-se satisfeito e lembrou a importância histórica do livro apresentado, no sentido de registar para memória futura “os factos mais relevantes” da história dos SMAS, mas também a visão e os desafios futuros que estes serviços enfrentam.
Deu como exemplos a aposta na optimização dos consumos energéticos, a reutilização das águas residuais para utilizações secundárias como a rega de jardins ou combate a incêndios e a implementação de adaptações às crescentes alterações climáticas. “Grandes dificuldades se avizinham na gestão deste bem público”, confessou.
Perante uma plateia de trabalhadores e convidados, o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, também destacou a importância histórica do novo livro, redigido pela jornalista Joana Filipe. “É uma obra que nos orgulha e que será um testemunho para o futuro. Reconhecemos o papel crucial de todos os trabalhadores dos SMAS e do município no sucesso e excelência que é reconhecido a este serviço”, elogiou o autarca.
O lançamento do livro, dividido em seis capítulos, marcou o encerramento do programa de comemorações dos 60 anos dos SMAS, que incluíram no início do ano uma exposição e, mais recentemente, a inauguração dos novos laboratórios de análise de água e efluentes e o lançamento da campanha “Hidrate-se, beba água da torneira”, de promoção ao consumo de água da rede pública.