uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Política dos “três éfes” com Fátima,  Futebol e Fado está mais forte que nunca


Por vezes ainda há quem fale na designação “Política dos três éfes - Fado Futebol e Fátima”, para se referir ao processo de adormecimento dos cidadãos no regime anterior ao 25 de Abril de 1974.
Olhando à minha volta, sinto que estamos na mesma a esse nível. O fado nunca esteve tão em alta e agora até é património imaterial da Unesco. Futebol é às carradas com canais pagos a transmitirem jogos 24 horas por dia e quatro ou cinco canais a pagarem comentadores para estarem dias e dias a relatar jogos que não vemos e a guerrearem-se, até à quase agressão física, por causa de decisões dos árbitros. De Fátima nem vale a pena falar. Peregrinações, eventos no Santuário (que até tem nova igreja de tamanho descomunal) e visitas de Papas são incontáveis.
E em vez de “três éfes” podemos contar “quatro éfes” uma vez que o Facebook está a gerar, provavelmente, mais alienados do que fado, futebol e Fátima todos juntos. Claro que esta situação não pode ser atacada porque, já não estamos no “fascismo” e os cidadãos são livres de serem... endrominados como quiserem.
Manuel Clara de Sousa Venâncio

Mais Notícias

    A carregar...