uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Quem não quer separar lixo tem que pagar mais impostos e taxas

A partir de Janeiro de 2024, Portugal (como todos os Estados membros da União Europeia) vai ser obrigado a instalar nas ilhas ecológicas (ou a recolher porta a porta) contentores para os resíduos biodegradáveis como restos de comida ou de plantas de jardim.
Na freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca, já foi anunciada a instalação de um contentor para a recolha daquele tipo de resíduos. Em Abrantes vão ser colocados os primeiros em diversas freguesias, assim como na Póvoa de Santa Iria e em outros locais do país.
A defesa do planeta não pode ser feita apenas com indignações nas redes sociais e manifestações de seguidores da activista Greta Thunberg. Os cidadãos que não separam lixo para reciclagem, alguns dos quais fazem gala disso, não podem ser obrigados a fazê-lo mas têm que ser penalizados. Ao fim de tantos anos de campanhas de sensibilização e de investimentos em ilhas ecológicas e contentores, já é tempo de começar a penalizá-los. Não é justo que paguem as mesmas taxas e impostos que aqueles que se preocupam com as questões ambientais.
Maria Filomena Cerradas

Mais Notícias

    A carregar...