uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Treinador do Torres Novas  foi castigado mas a guerra  no futebol não pára

O treinador de futebol do Clube Desportivo de Torres Novas, Afonso Alves, foi multado em duzentos euros e suspenso por dois meses. O castigo decidido pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Santarém, poderia ter sido, no limite, de 300 euros e de um ano de suspensão. Os factos que estiveram na sua origem foram continuadas agressões verbais ao árbitro do jogo entre a equipa de Torres Novas e a do Cartaxo, no dia 9 de Novembro.
Já gostei mais de futebol. Um dos motivos para deixar de ir aos campos ver jogos é o crescente aumento do clima de violência que ali se vive, a nível verbal e, muitas vezes a nível físico.
O futebol desperta em algumas pessoas os instintos mais baixos. Gera um clima tribal onde cresce o ódio contra os “inimigos” da outra tribo que é necessário aniquilar, seja com insultos despejados aos gritos a espumar de raiva, seja aos murros e pontapés. Esta situação é transversal aos clubes e está nos jogos de todas as camadas etárias.
Penso que o clube do treinador pode recorrer do castigo. Provavelmente será isso que vai acontecer porque os interesses das colectividades tendem a estar acima da necessidade de desportivismo, tolerância e ambiente de paz. E o treinador que, certamente, na sua vida privada é uma pessoa educada e com bom senso, irá, provavelmente reincidir, quando voltar a desempenhar o papel de guerreiro... na guerra tribal do futebol.
Manuel Sinfrónio Geraldes

Mais Notícias

    A carregar...