uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de Coruche contra Museu Salazar e “branqueamento do fascismo”
Berta Santos

Autarcas de Coruche contra Museu Salazar e “branqueamento do fascismo”

Assembleia municipal aprova moção onde critica de forma contundente a iniciativa do município de Santa Comba Dão, também de maioria socialista.


A Assembleia Municipal de Coruche, de maioria socialista, aprovou na sua última sessão uma moção em que “repudia a criação do Museu Salazar e o branqueamento do fascismo”. O texto, aprovado pelas bancadas socialista e comunista e que contou com a abstenção do PSD, critica a intenção do município de Santa Comba Dão, de onde era natural Oliveira Salazar, em criar um Centro de Interpretação do Estado Novo.
“Este projecto, embora mascarado por supostos interesses académicos, não é mais do que uma nova investida para criar um mausoléu a Oliveira Salazar”, lê-se na moção, onde se refere anteriores “tentativas falhadas” para “a criação de um museu dedicado à reabilitação da figura de Oliveira Salazar”.
A moção sublinha que “Coruche é um concelho de liberdade, um concelho que honra os valores de Abril e valoriza os esforços que os coruchenses fizeram para combater o fascismo e consolidar as conquistas de Abril”. Daí, a Assembleia Municipal de Coruche considerar que “não pode ficar indiferente à intenção da criação de um Museu Salazar, com este ou outro nome (…) que ofende a memória de centenas de coruchenses que se opuseram tenazmente ao regime fascista”.
No texto fica ainda expressa a intenção da Assembleia Municipal de Coruche em manifestar o seu descontentamento através do envio da moção para os órgãos autárquicos de Santa Comba Dão, bem como para o Presidente da República, presidente da Assembleia da República, grupos parlamentares e União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

Autarcas de Coruche contra Museu Salazar e “branqueamento do fascismo”

Mais Notícias

    A carregar...