
Salas do Futuro já chegaram a escolas de Azambuja
Município inaugurou Salas do Futuro nos três agrupamentos de escolas do concelho. Novo conceito, com forte base tecnológica, pretende romper com o ensino tradicional e combater o insucesso escolar.
Preparar os jovens para os desafios que lhes vão ser exigidos no futuro, proporcionando-lhes um ambiente educativo inovador é o objectivo das Salas do Futuro que estão a ser implementadas nos agrupamentos de escolas dos municípios da Lezíria do Tejo. Na segunda-feira, 18 de Novembro foram inauguradas mais três Salas do Futuro na Escola Básica de Azambuja, Escola Básica de Manique do Intendente, na Escola Básica Vale-Aveiras, dos três agrupamentos de escolas do concelho de Azambuja.
Este é um investimento conjunto da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da Câmara de Azambuja, com o apoio da União Europeia, e insere-se no eixo da Educação Positiva e Educação pela Inovação. O município destaca, em comunicado, que as novas salas proporcionam “novos cenários de aprendizagem, incentivando professores e alunos a novas experiências de ensino” e abrem “as portas do futuro para todo o concelho de Azambuja”.
Nas novas salas foram instalados tablets, miscroscópios e modelos de mesas interactivos. Para que professores e alunos possam utilizar de forma plena estes espaços de inovação, a autarquia está a desenvolver um conjunto de acções enquadradas na área do Design Thinking. No mesmo contexto estão ainda a decorrer seminários e acções de formação acreditadas para professores, com projectos multidisciplinares com robótica, placas electrónicas e outros artefactos e modelação 3D, mobile learning como suporte de aprendizagem e modelação e impressão 3D em contexto educativo.

Mais Notícias
Destaques
