uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Mação paga refeições escolares a todos os alunos do concelho

Alargamento dessa medida aos 2º e 3º ciclos e secundário representa um investimento de quatro mil euros mensais.


A Câmara de Mação vai suportar os encargos com refeições escolares a todos os alunos que estudam no concelho, incluindo o segundo e terceiro ciclos e o ensino secundário. O município já fornece refeições escolares gratuitas aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico. O alargamento a todos os alunos vai entrar em vigor em Janeiro de 2020 e representa um investimento de cerca de quatro mil euros por mês.
O presidente da Câmara de Mação explicou a O MIRANTE que este era um dos objectivos do actual mandato para, desta forma, apoiar mais as famílias do concelho. Vasco Estrela diz que este é um reforço da prática de apoios sociais do município. Desde 2016 que a autarquia apoia alunos das escolas básicas e jardins-de-infância de Mação, nas refeições escolares gratuitas e na aquisição de manuais escolares. No total, a medida vai englobar cerca de 650 alunos do Agrupamento de Escolas de Mação. O município vai suportar 832 refeições por mês do escalão B e 559 refeições do ensino secundário no terceiro escalão.
Vasco Estrela explicou que as crianças vão levantar a senha como habitualmente mas não a liquidam e todos os meses os serviços da escola vão enviar um relatório para a câmara de modo a que o município saiba o número de refeições servidas. Segundo Vasco Estrela, esta é mais uma medida de reconhecimento da estratégia do município enquanto “+Familiarmente Responsável”, distinção que a Câmara de Mação recebeu pelo sétimo ano consecutivo.
O autarca sublinhou que os cidadãos vão ter um ano muito exigente a vários níveis e que o município tem consciência que as famílias do concelho de Mação tiveram, e vão ter, algumas diferenças no seu orçamento, sobretudo no aumento da tarifa da água. “Esta decisão de suportar as despesas das refeições escolares a todos os alunos surgiu da constatação de que havia possibilidades de assumir este encargo e estamos a desonerar os seus encargos mensais e a contribuir para melhorar um pouco a qualidade de vida das pessoas”, realçou.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido