
Tertúlia Festa Brava premiou triunfadores da temporada
As figuras da tauromaquia que mais se destacaram na temporada que agora terminou foram distinguidas na sexta-feira, 29 de Novembro, em Aveiras de Cima.
O mundo da tauromaquia esteve em festa na noite de sexta-feira, 29 de Novembro, a propósito da entrega de troféus aos triunfadores da temporada tauromáquica de 2019. A iniciativa foi promovida e organizada pela Tertúlia Festa Brava, sediada em Azambuja, que é a segunda tertúlia tauromáquica mais antiga do país.
Rui Casqueiro, dirigente da Tertúlia, aproveitou o seu discurso para criticar os anti-taurinos que se acobardam e escondem atrás de poderes políticos que estão pouco importados com a vida dos toiros mas que sabem que ganham protagonismo por este ser um assunto polémico.
Rui Casqueiro falou ainda da necessidade que os aficionados e simpatizantes da Festa Brava têm em continuar a lutar e a fazerem-se ouvir para que nunca se perca um pedaço tão importante da cultura portuguesa.
No que diz respeito aos triunfadores da temporada os prémios foram entregues a António Ribeiro Telles (cavaleiro de alternativa); Soraia Costa (cavaleira praticante); António Telles (cavaleiro amador); Manuel Dias Gomes (matador de toiros); Diogo Peseiro (novilheiro); “Becas” (peão de brega/bandarilheiro); Amadores de Coruche (grupo de forcados); Amadores de Lisboa e Montemor (carreira); Associação Praça Maior (empresa); Maestro José Júlio (prestígio); CM Chamusca (preservação da festa); O MIRANTE (comunicação social); São Torcato (ganadaria) e Joaquim Bastinhas (carreira 2018). Foram ainda entregues menções honrosas a Maria da Luz Rosinha, Isabel Coelho, Patrícia Fonseca e Nuno Serra.
Houve também espaço para as actuações musicais dos “Hermanos Del Flamenco” e do fado tradicional na voz de Francisco Rei, acompanhado por Luís Grácio na guitarra portuguesa e João Ramos na viola.
A iniciativa contou com o apoio da Câmara de Azambuja e juntas de freguesia de Azambuja e de Aveiras de Cima.
