uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Aprovada candidatura para ampliar Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes

Projecto, orçado em mais de dois milhões de euros, inclui a construção de novas infra-estruturas e visa potenciar os laboratórios existentes no Tagusvalley.

A Câmara de Abrantes viu aprovada a candidatura a fundos comunitários, no valor de dois milhões e 158 mil euros, para ampliar o Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes. A informação foi dada pelo presidente do município, Manuel Valamatos (PS), em sessão camarária. O projecto inclui a construção de novas infra-estruturas e pretende potenciar os laboratórios existentes no Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo.
O autarca explicou que todo o pavilhão da antiga Quimigal vai ser transformado em zonas de incubação de empresas e estruturas técnicas para alargar e dar maior potencial ao parque. “Neste momento o Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes começa a ser incapaz de dar resposta a novas empresas que se querem instalar”, referiu o presidente do município, acrescentando que este é o único Parque de Ciência e Tecnologia da região.
Manuel Valamatos considera que a ampliação do espaço vai criar mais postos de trabalho e aumentar a dinâmica económica do concelho. Além disso, vai criar todas as condições para a implementação num futuro próximo da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes dentro do parque, para que esta combinação entre novas empresas e o ensino superior se possa fazer de forma empenhada.
O projecto reflecte a visão da Câmara de Abrantes para o crescimento do complexo e assenta, em termos de investimentos, em infra-estruturas inseridas em duas grandes áreas: o centro de valorização e transferência de conhecimento, nomeadamente no Inov Linea – laboratório de transformação agro-alimentar; e no Line, laboratório de inovação empresarial, explicou a vereadora Paula Grijó, quando apresentou o projecto.
Paula Grijó explicou que vão ser criados mais 2.400 metros quadrados de área de acolhimento empresarial, 900 metros quadrados num edifício que vai ser construído de raiz, um dos primeiros aceleradores de empresas. Depois serão criados mais 1.500 metros quadrados de acolhimento especificamente vocacionados para empresas de base tecnológica, o IT Point, que vai permitir a requalificação de parte do edifício conhecido como o pavilhão das feiras.
Existe ainda uma outra parte que também será requalificada para albergar a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, embora este projecto não estivesse integrado nesta candidatura. Há cerca de dois meses a Tagusvalley reforçou o seu capital em cerca de 320 mil euros, com a aquisição, por parte da Câmara de Abrantes, de 64 unidades de participação. O município abrantino é a entidade que detém a maioria das acções da Tagusvalley, que é a entidade gestora do Parque Tecnológico do Vale do Tejo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido