uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Primeiro Festival do Azeite - Feira de Pernes no próximo fim-de-semana
Feira de Pernes é já uma tradição com mais de três séculos. Este ano integra pela primeira vez o Festival do Azeite

Primeiro Festival do Azeite - Feira de Pernes no próximo fim-de-semana

Noutros tempos o sucesso do certame era determinado pela boa ou má colheita.

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, vai estar presente na abertura do 1º Festival do Azeite - Feira Anual de Pernes, na sexta-feira, 6 de Dezembro, pelas 18h00.
A decisão de realizar o 1º Festival do Azeite em ligação com a Feira de Pernes, que existe há 356 anos, é justificada pela junta de freguesia com a importância que aquele produto sempre teve para a região e o facto de ter, desde sempre, condicionado a feira.
“Não podemos esquecer que a Feira esteve sempre muito associada à produção de azeite. Antigamente, era na feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual. Costumava-se até dizer que muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca”, refere uma nota da autarquia.
Após a abertura do Festival do Azeite - Feira de Pernes, é aceso o tronco de madeira que, como é da tradição, irá arder durante toda a feira e a seguir haverá duas mesas redondas. Uma sobre o desenvolvimento rural em Santarém e outra sobre olivicultura e azeite.
O espaço de tasquinhas e animação abre pelas 19h45 e nessa noite de sexta-feira actua Liliana Oliveira com o grupo “Coração Minhoto”, de Guimarães. Um espectáculo de concertinas à desgarrada e cantares ao desafio.
No sábado, o Festival do Azeite - Feira de Pernes, tem início às 12h00. Nessa tarde a animação musical está a cargo do Rancho Folclórico do Arneiro das Milhariças (16h00) e Emanuel Moura e os seus fados humorísticos a partir das 21h00. Nessa tarde decorre um debate sobre o azeite biológico e há provas de azeite e “showcooking” com azeite.
As noites de sexta e sábado têm continuidade, como é hábito, na “Música Velha” com baile, seguido da actuação de DJs, entre as 22h00 e as 02h00.
O certame tem o seu último dia no domingo, 8 de dezembro. A fechar, pelas vão ser divulgados os melhores pratos e entregue o prémio do concurso “Em Terra de Azeite o Bacalhau Será Rei?”.

Primeiro Festival do Azeite - Feira de Pernes no próximo fim-de-semana

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido