uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Orçamento de Benavente passa à tangente na assembleia municipal
Fátima Machacaz

Orçamento de Benavente passa à tangente na assembleia municipal

Presidente da Assembleia Municipal usou voto de qualidade para desempatar. Autarca socialista que faltou à sessão nega acordo com os comunistas.

O orçamento da Câmara de Benavente para 2020 passou à tangente na assembleia municipal graças ao voto de qualidade da presidente da assembleia municipal, Irina Batista (CDU). Com a socialista Fátima Machacaz, que preside à Junta de Freguesia da Barrosa, ausente da sessão, a oposição PS e PSD somou tantos votos contra o orçamento (12) como os votos favoráveis da bancada da CDU, força política que gere o município.
A ausência da presidente de Junta da Barrosa, que não se fez substituir, levantou suspeitas nos bastidores de que poderia ter existido um acordo prévio com a CDU, para que o orçamento fosse viabilizado. Isto porque a oposição PS e PSD tem mais eleitos na assembleia municipal (13 no total) do que a CDU (12). A O MIRANTE a autarca da Barrosa desmente e garante que a sua ausência foi devidamente justificada e prendeu-se com questões de saúde. “A pessoa que me substitui não estava disponível. Esta não é a primeira vez que falto e isso acontece”, afirma Fátima Machacaz.
Sobre os rumores de ter orquestrado a sua ausência para benefício da CDU, Fátima Machacaz diz que se trata de um “complô” contra a sua pessoa e de uma justificação de “conveniência política” por o orçamento não ter sido chumbado. E, para que não restem dúvidas, deixa um recado: “Há dez anos que estou na Junta de Freguesia da Barrosa. Nunca votei contra um orçamento e, desta vez, também não votaria”.
“Os eleitos do PS têm o entendimento deles, eu tenho o meu e é diferente do da bancada”, refere Fátima Machacaz, reafirmando que “se há no orçamento investimento favorável à freguesia não iria votar contra”, apesar de não revelar ao nosso jornal qual seria o seu sentido de voto. Caso se tivesse feito substituir, diz não saber qual seria o resultado, pois “cada um vota da forma que entende”.

O maior orçamento de sempre
O orçamento para 2020, no valor de 25,9 milhões de euros, é o maior de sempre proposto pela Câmara de Benavente, representando um crescimento de seis milhões de euros face ao do corrente ano. Antes, o documento já tinha sido votado em reunião do executivo municipal, tendo sido aprovado com os votos favoráveis da maioria CDU (4) e os votos contra da oposição PS (2) e PSD (1).

Orçamento de Benavente passa à tangente na assembleia municipal

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido