uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Poluição no rio Nabão volta à ordem do dia
Anabela Freitas falou na última reunião do executivo de um projecto pioneiro de monitorização

Poluição no rio Nabão volta à ordem do dia

Câmara de Tomar apresentou queixa contra desconhecidos e espera que novo projecto permita detectar origem das descargas.

A Câmara de Tomar voltou a apresentar queixa contra desconhecidos no SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR por mais uma descarga poluente no rio Nabão. Em dias de chuva já começa a ser habitual. O episódio mais recente aconteceu na última semana de Novembro e o assunto foi novamente debatido em reunião de câmara. A presidente do município, Anabela Freitas (PS), explicou que o projecto pioneiro que vai permitir a substituição das iluminárias existentes por tecnologia LED em todo o concelho vai estar associado ao trabalho da IBM que vai monitorizar a qualidade do ar, do rio, os roubos de água nas bocas-de-incêndio e o risco de cheia do rio.
“Este projecto de monitorização vai permitir, ou pelo menos ajudar, a monitorizar a poluição no rio Nabão. Sempre que houver uma descarga poluente o projecto de monitorização vai detectar e disparar na GNR o local aproximado onde foram feitas essas descargas. Esperemos que ajude a resolver o problema”, afirmou Anabela Freitas.
Entretanto, a Secretaria de Estado do Ambiente respondeu à Assembleia Municipal de Tomar – após esta ter enviado uma moção sobre o assunto em Janeiro deste ano –, referindo que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o SEPNA têm acompanhado os casos de poluição que surgem, em períodos de maior pluviosidade, no rio Nabão.
“Importa referir que as redes na cidade não são totalmente separativas, ocorrendo, assim, em períodos de pluviosidade, problemas com o transporte nos colectores dos caudais de águas residuais urbanas. Na cidade de Tomar, junto à ponte velha, a GNR/SEPNA já detectou descarga da rede de drenagem da cidade para o rio”, refere a resposta da Secretaria de Estado do Ambiente.
A mesma entidade explica ainda que a APA, em conjunto com os municípios de Ourém e Tomar, tem feito um trabalho de proximidade para serem detectadas estas situações e resolver problemas de funcionamento das redes de drenagem.

Casos de poluição no Nabão são recorrentes
Em Abril do ano passado a presidente da Câmara de Tomar informou que foram identificados mais focos de poluição no rio Nabão além dos 12 iniciais que já se conheciam. Anabela Freitas disse na altura que não possuíam a totalidade dos resultados das análises efectuadas à água.
A autarca respondia às questões levantadas pelo munícipe e ambientalista Américo Costa, durante uma reunião do executivo camarário. Anabela Freitas explicou ainda que os primeiros resultados que obtiveram das análises à água do Nabão apenas detectaram coliformes fecais acima do normal. Referiu também o facto das condutas de água, antigas, terem sido construídas em leito de cheia ou perto de linhas de água, o que pode originar permeabilidade dos solos.

Deputados questionam Governo

Os deputados do PS e do BE eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o ministro do Ambiente sobre o resultado das diligências realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na sequência de episódios de poluição no rio Nabão, em Tomar, se os prevaricadores estão identificados, se já foram aplicadas sanções e que medidas se prevê implementar para solucionar o problema.

Poluição no rio Nabão volta à ordem do dia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido