uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cristina Grilo
foto DR Cristina Grilo Empregada de Escritório da José Inácio M. Grilo 29 anos, Chamusca

Cristina Grilo

Empregada de Escritório da José Inácio M. Grilo - 29 anos, Chamusca

Quantos guarda-chuvas costuma perder num Inverno bastante chuvoso?

Nenhum! Tenho um no carro para quando é preciso utilizar e no fim volta para lá.

Quando tem uma dor de cabeça toma imediatamente um comprimido ou espera que ela passe?

Evito tomar comprimidos para a dor de cabeça. Só tomo em caso extremo, porque se tiver o hábito de tomar comprimidos por tudo e por nada o organismo habitua-se. Depois quando é necessário não faz o devido efeito.

Alguma vez deu sangue?

Dou sempre que posso, desde os meus 18 anos. Foi sempre um desejo que tive para poder, de alguma maneira, ajudar os outros.

Comprar roupa ou sapatos dá-lhe prazer? E gosta de fazer essas compras sozinho ou acompanhado?

Sou muito prática e quando gosto de uma coisa, compro. Não gosto, sigo em frente. Não sou de passar muito tempo nas lojas.

Se vir alguém deitar lixo para o chão diz-lhe alguma coisa?

Felizmente não vejo essas situações muitas vezes, mas já me aconteceu ver e depois de chamar a pessoa à atenção responderem-me que se quisesse que apanhasse eu o lixo.

Costuma utilizar auto-estradas mesmo tendo estradas alternativas?

Só se estiver com pressa é que utilizo auto-estradas, porque gosto mais das estradas alternativas. O nosso país tem sítios lindos para vermos e na auto-estrada não conseguimos ver esse encanto.

A Justiça é mesmo igual para todos?

A Justiça tem muito que se lhe diga. É para quem tem dinheiro e para os bandidos, porque quem se esfola a trabalhar todos os dias, honestamente, nunca é devidamente justiçado. Quem comete crimes muitas vezes sai em liberdade ou é beneficiado ficando num “quarto de hotel” com comida cama e roupa lavada, sem ter de fazer nada. Quem vai preso por crimes graves e injustificáveis havia de trabalhar para receber comida. Há penas que são muito brandas. Se houvessem castigos maiores haveria menos criminalidade.

Costuma assistir a touradas ao vivo?

Costumava, mas com os preços dos bilhetes e com uma filha não é fácil. As touradas fazem parte da história, são uma tradição que deve ser respeitada. Há pessoas que se esquecem dos direitos do Homem para por à frente os direitos dos animais, que toda a vida foram alimento para muita gente.

Concorda com os que dizem que o homem inventou as cidades para se proteger da natureza?

Não, as cidades são mais perigosas que a natureza, mas o ser humano é pior que a natureza e as cidades.

Já lhe aconteceu segurar uma porta para alguém passar, por exemplo, e a pessoa passar sem olhar para si nem lhe agradecer?

A educação que os meus pais me deram foi nesse sentido e dou passagem a pessoas com todo o gosto. Quando não me agradecem ou nem olham para mim não ligo porque se isso acontece é porque a pessoa é insignificante.

O que gostava de ter sido em termos profissionais?

Gostava de ter acabado o meu curso de engenharia civil, mas não estou mal. Adoro o que faço, estou na empresa do meu pai, onde vendo vários tipos de materiais para construção e remodelações.

Pagar 5 ou 6 euros por mil litros de água potável é justo?

A água é um bem essencial. Para termos água potável é preciso fazerem-se tratamentos. Se pagássemos só a água que consumimos era uma coisa. O problema é que pagamos taxas e mais taxas e impostos, que fazem os valores dispararem.

Gostaria de ter vivido noutra época? Em qual e porquê?

Gostaria de ter vivido nos anos 50, porque acho que me adequava aos estilos, às músicas e aos carros dessa época. Adoro carros antigos.

A instalação de câmaras de vídeo vigilância é uma boa maneira de combater a criminalidade?

Já foi mais. Hoje em dia acho que conseguem facilmente ultrapassar as câmaras e por vezes nem ligam às câmaras, pois não se importam porque já sabem como funciona o sistema de ensino.

Cristina Grilo

Mais Notícias

    A carregar...