uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ateneu Vilafranquense celebra 50 anos da escola de música com programa ambicioso
José Luís Brissos, Álvaro Figueiredo e Américo Borda de Água são três dos rostos envolvidos nas comemorações dos 50 anos da escola de música do Ateneu

Ateneu Vilafranquense celebra 50 anos da escola de música com programa ambicioso

Comemorações decorrem ao longo de 2020 com exposição, concertos e espectáculos especiais com actuais e antigos alunos em Vila Franca de Xira.

A escola de música do Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV) celebra em 2020 meio século de vida e por isso a colectividade preparou um ambicioso programa de comemorações que promete colocar Vila Franca de Xira no mapa nacional da música de bandas.
O programa prevê a inauguração, dia 11 de Janeiro, de uma grande exposição evocativa da história daquela escola na Fábrica das Palavras, onde poderão ser vistos objectos e fotografias inéditas que até hoje apenas se encontravam nos arquivos do Ateneu.
Ao longo destes 50 anos passaram pela escola de música 1.600 alunos. O primeiro aluno da escola foi o toureiro Victor Mendes, seguido de António Mendes e a terceira aluna a matricular-se foi Maria Eugénia. Só nesse primeiro ano de actividade 42 crianças entraram para a escola para aprender música. Onze passaram poucos meses depois a integrar a banda principal. Hoje a escola continua a ser um exemplo de dinamismo social com 93 alunos a aprender instrumento e solfejo.
“Queremos na exposição fazer uma abordagem dos antigos alunos que passaram pela escola, não apenas de homenagem mas também como forma de retratar uma história que é ímpar na cidade e na região”, explica a O MIRANTE José Luís Brissos, presidente da comissão das comemorações.
Juntamente com Álvaro Figueiredo estão há um ano a preparar a exposição, que terá nos concertos e numa gala – a 31 de Maio - o seu ponto alto. “Há 50 anos a banda tinha nove músicos que viviam em Vila Franca de Xira e quando tínhamos um concerto o resto vinha de fora. Não tínhamos gente da terra por isso decidiu-se criar a escola de música”, recorda Américo Borda de Água, professor de música e um dos que viu nascer a escola.
O primeiro concerto tem lugar a 9 de Fevereiro, pela banda do Ateneu, onde serão tocadas três peças da altura em que a escola foi criada. A segunda parte será com convidados de música moderna que também passaram pela escola para aprender música. Dia 31 de Maio haverá a gala dos 50 anos com concerto da actual orquestra juvenil e a integração e actuação de antigos alunos e outros convidados.
A reter no calendário está a actuação da Orquestra Ligeira do Exército (1 de Março), Banda Sinfónica da PSP (15 de Março), Banda da Armada (19 de Abril) e Banda da Força Aérea a 17 de Maio. Sempre no auditório do Ateneu.
“Vamos falar do passado do Ateneu mas evocando o seu futuro. Agora é preciso a comunidade aparecer. Temos de continuar a lutar para que esta casa continue a formar bons músicos, seja para a banda ou por recreio, porque a escola continua a ter uma importância grande para a comunidade e ainda tem um impacto social relevante”, defendem.

Ateneu Vilafranquense celebra 50 anos da escola de música com programa ambicioso

Mais Notícias

    A carregar...