![Dívida da câmara de Alpiarça passou para metade com a presidência de Mário Pereira Dívida da câmara de Alpiarça passou para metade com a presidência de Mário Pereira](https://images.impresa.pt/mirante/2019-12-23-PAG-25---Orcamento-CM-Alpiarca.jpg/16x9/mw-900)
Dívida da câmara de Alpiarça passou para metade com a presidência de Mário Pereira
Construção do novo quartel da GNR e intervenções em escolas são alguns dos investimentos previstos num orçamento que ronda os 10 milhões de euros.
A Assembleia Municipal de Alpiarça aprovou na sexta-feira, 20 de Dezembro, o orçamento do município para 2020, sensivelmente abaixo dos 10 milhões de euros, o primeiro fora das condicionantes por endividamento excessivo, que vigoravam desde 2008.
O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), sublinha que desde que assumiu funções, em 2009, o município conseguiu reduzir a dívida para metade, passando dos 13,3 milhões para os 6,7 milhões de euros. O processo de saneamento financeiro foi concluído em Abril passado.
O autarca espera que em 2020 avance a construção do novo quartel da GNR, inscrito no plano de investimentos do Ministério da Administração Interna e para o qual o município já cedeu um terreno junto à escola secundária.
Em preparação está a candidatura para a reabilitação da EB 2,3 e Secundária a fundos comunitários, uma obra orçada em dois milhões de euros, sendo a contrapartida nacional repartida entre o município e o Ministério da Educação, adiantou.
Dentro dos projectos com fundos comunitários aprovados no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo deverão avançar as obras nas escolas de primeiro ciclo e jardim-de-infância de Alpiarça e Frade de Baixo, sendo que as intervenções nas várias escolas incluem a remoção de fibrocimento com amianto, disse o autarca.
O orçamento para 2020 tem ainda inscrita a intervenção na albufeira dos Patudos, tanto na massa de água (há vários anos afectada pela diminuição acentuada dos níveis de oxigénio devido ao excesso de algas), como na envolvente, e a reabilitação da Vala de Alpiarça, a qual deve ocorrer nos primeiros meses do ano.
Com candidaturas a fundos comunitários há ainda o projecto para um parque de autocaravanas junto ao parque de campismo, situado na área da albufeira dos Patudos, e a recuperação do canil e gatil, este já aprovado.
A Protecção Civil, em particular os Bombeiros Municipais de Alpiarça, verão satisfeitas algumas necessidades, estando prevista a aquisição de uma ambulância de socorro e de uma viatura para combate a incêndios, disse.
![Dívida da câmara de Alpiarça passou para metade com a presidência de Mário Pereira Dívida da câmara de Alpiarça passou para metade com a presidência de Mário Pereira](https://images.impresa.pt/mirante/2019-12-23-PAG-25---Orcamento-CM-Alpiarca.jpg/16x9/mw-900)
Mais Notícias
Destaques
![](https://images.impresa.pt/mirante/2019-12-23-ECO-Orcamento-Nersant.jpg/16x9/mw-440)