uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mação quer mudar a paisagem e a sustentabilidade do território
Vasco Estrela

Mação quer mudar a paisagem e a sustentabilidade do território

Mação tem o maior orçamento de sempre. Financiamento europeu e estatal explicam aumento do montante para investimento.


O orçamento da Câmara de Mação para 2020 vai ser de 16 milhões de euros, considerado o maior orçamento de sempre. O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), justifica o valor dizendo que está bastante inflaccionado pelas obras em curso e outras que se pretendem executar. Essas obras estão sobretudo relacionadas com candidaturas submetidas a fundos comunitários do Portugal 2020, aos apoios relativos aos incêndios de 2017 e 2019, intervenções estruturais na floresta, assim como um conjunto de obras decorrentes do planeamento da autarquia.
Vasco Estrela disse em reunião de câmara e assembleia municipal, quando os documentos foram aprovados, que para se conseguir ter êxito na execução de um orçamento tão elevado numa autarquia como a de Mação é necessário um esforço redobrado por parte de todos. “Vai viver-se o primeiro dos anos extraordinariamente importantes, mas também decisivos, fruto dos avultados investimentos que vão ser feitos no concelho. Em 2019 já foram visíveis intervenções que estavam programadas e foram executadas, de valor significativo”, referiu o autarca.
Um dos destaques deste orçamento é a reabilitação e manutenção de infraestruturas e património. Nomeadamente a construção da Casa do Cidadão, em Cardigos, conclusão das obras devido aos incêndios de 2017; conclusão da reabilitação do edifício dos bombeiros voluntários; início da reabilitação das piscinas municipais; melhoramento do espaço público nas sedes de freguesia e conservação e manutenção de edifícios municipais.
Na área da Educação e Cultura destaque para o início das obras de reabilitação do cine-teatro; início de actividade do Núcleo Museológico de Ortiga; apoio à comunidade escolar e oferta das refeições escolares a todos os alunos do concelho. O município vai continuar a dinamizar a floresta e Vasco Estrela diz que está a ser elaborado um Plano de Ordenamento Florestal que poderá mudar radicalmente a paisagem e a sustentabilidade do território.
A construção da Rota das Pesqueiras; reabilitação da Praia Fluvial de Ortiga; melhoria do espaço junto ao rio Tejo na Barca da Amieira; apoio à efectivação do projecto Rotas de Mação e apoio às associações do concelho são outros projectos incluídos no orçamento para 2020. Na área do empreendedorismo vão continuar os procedimentos necessários para alargamento da Zona Industrial das Lamas, assim como implementação de medidas de apoio ao comércio local e incentivos ao empreendedorismo direccionado aos produtos tradicionais e endógenos.

Mação quer mudar a paisagem e a sustentabilidade do território

Mais Notícias

    A carregar...