uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Comissão de utentes diz que o Centro de Saúde de Castanheira está doente
Ricardo Santos é o presidente da Comissão de Utentes de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras

Comissão de utentes diz que o Centro de Saúde de Castanheira está doente

Em causa está a dificuldade em marcar uma consulta e o desfasamento entre as necessidades da população e o número de vagas disponíveis.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Castanheira do Ribatejo funciona deficientemente e não supre as necessidades da população. Entre os maiores problemas com que os utentes se confrontam está a falta de profissionais de saúde, a falha nas marcações de consulta por telefone, a inexistência de sistema de chamada de utentes e problemas de infiltração de água no edifício. O alerta é deixado pela recém-criada Comissão de Utentes de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras que exige celeridade na resolução dos problemas.
“A população está muito desiludida com o funcionamento do Centro de Saúde. Temos utentes que vão agora marcar uma consulta e só conseguem vaga para Janeiro ou Fevereiro”, afirma o presidente da comissão, Ricardo Santos.
O responsável indica que a situação que diariamente se presencia nessa unidade de saúde, com filas de pessoas à porta durante a madrugada, reflecte a falta de investimento no sector e defende a criação de mecanismos para minorar os problemas, que não se verificam noutros centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira.
Constituída em Novembro passado, a comissão já iniciou um conjunto de reuniões com a União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Câmara de Vila Franca de Xira, o coordenador desta unidade de saúde e a directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo. Só se os problemas não se resolverem junto das entidades competentes, explica o responsável, é que avançam com manifestações nas ruas.
Ricardo Santos diz que a comissão não foi criada exclusivamente para questões relacionadas com a saúde, explicando que nasceu para melhorar a qualidade de vida na união de freguesias, ajudando a população a resolver este e outros problemas.
A comissão refere que há pessoas idosas das Cachoeiras, Quintas, Santo Estêvão e da Vala do Carregado a necessitar de transporte para o centro de saúde e acredita que basta colocar um autocarro em horário fixo, duas vezes por semana, para atender à necessidade desta franja da população que precisa de se deslocar com alguma regularidade à unidade de saúde.
Outras das reivindicações da comissão passam por conseguir um autocarro para transportar as crianças da união de freguesias para as escolas e um outro a fazer o percurso desde o centro de Castanheira do Ribatejo para a estação ferroviária.
A funcionar em sede provisória a comissão espera conseguir no início do próximo ano o apoio do município para ter uma sede definitiva. Para já, explica Ricardo Santos, a população pode contactar a comissão através do endereço electrónico: utentescomissao@gmail.com.

Comissão de utentes diz que o Centro de Saúde de Castanheira está doente

Mais Notícias

    A carregar...