Cavaleiro Andante

Isto não vai lá com conversa...
A lixeira em que fica transformada a zona envolvente ao mercado semanal de Tomar, todas as sextas-feiras, mereceu alguns minutos de debate na última reunião de câmara, até porque boa parte desses resíduos acabam no rio Nabão, que já tem poluição que chegue. O mau comportamento dos feirantes já não é de agora e, tal como aquelas crianças birrentas que persistem em fazer as mesmas asneiras todos os dias, a coisa só se resolve com castigos que façam doer. Neste caso, como não se lhes pode tirar a playstation ou o telemóvel, talvez não fosse mal pensado tirar-lhes por umas semanas o terrado onde montam as bancas. Porque com conversa e acções de sensibilização não vão lá....
Cavaleiro Andante | 04-02-2020

Chicuelina ou ...centelhina?????
Os municípios com actividade taurina contestam a proposta de subida do IVA da tauromaquia, de 6% para 23%, que será votada entre 3 e 5 de Fevereiro mas não dão nada em troca. Para ajudar a resolver o assunto o Cavaleiro Andante deixa aqui a sua proposta. E que tal deixar subir o IVA das touradas, em troca da descida do IVA da electricidade de 23% para 6%? Isso sim, era uma proposta que até o mais empedernido aficionado aprovaria. E uma autêntica chicuelina... ao ministro das Finanças.
Cavaleiro Andante | 04-02-2020
A tradição ainda é o que era!
O PSD de Ourém elegeu os seus novos dirigentes e o Cavaleiro Andante registou que a participação do género feminino na vida interna dos social-democratas oureenses anda pelas ruas da amargura. De um total de 25 nomes apenas quatro são mulheres e não há nenhuma entre os cargos mais relevantes da comissão política, como os de presidente, vice-presidentes, secretário ou tesoureiro. E na mesa da assembleia de militantes, liderada pelo deputado João Moura, não há uma sequer para amostra, sendo os quatro lugares ocupados por machos. Pelos vistos, no PSD de Ourém a tradição ainda é o que era....
Cavaleiro Andante | 04-02-2020

Uma grade no meio da vila da Chamusca
A Rua Direita de São Pedro, na Chamusca, mais conhecida como Rua Direita, que atravessa toda a vila, tem esta grade esquecida no passeio do lado direito de quem vai a caminho de Lisboa. É verdade que não impede nem prejudica o trânsito automóvel, e não impede de todo a circulação de pessoas, mas a grade está ali desde final de Setembro de 2019 e os clientes do banco e os moradores da zona, que passam ali todos os dias, já perguntam se, à falta de trabalho, os vereadores não podiam dar uma ajuda aos calceteiros da autarquia. Afinal o que está em causa, aparentemente, é falta de mão-de-obra na Câmara da Chamusca. Vai uma aposta que esta obra vai aparecer no Boletim Municipal como um dos melhoramentos do primeiro semestre do ano na vila?.
Cavaleiro Andante | 03-02-2020


Menos uma chatice para os autarcas
O mau estado da Ponte dos Pimentéis, na freguesia de Lapas, no concelho de Torres Novas, está resolvido de vez. A natureza e o tempo encarregaram-se de acabar com o que ainda existia da velha ponte cuja reconstrução resistiu às promessas políticas feitas nas duas últimas décadas, desde que parte da estrutura ruiu. As intempéries registadas em Dezembro fizeram tombar uma árvore e o que restava da ponte foi por água abaixo. Agora, apenas umas pedras avulsas testemunham o que já ali existiu. Para memória futura, só falta mesmo a lápide com a inscrição: “Aqui jaz a Ponte dos Pimentéis!”.
Cavaleiro Andante | 02-02-2020


O vira da Nazaré
Os autarcas da Lezíria do Tejo vão efectuar novas jornadas de recolhimento na Nazaré na segunda metade desta semana para falar de projectos e ambições comuns, como já vêm fazendo habitualmente há alguns anos. Uma oportunidade para avaliarem com os seus próprios olhos o degradado estado em que se encontra a antiga colónia balnear da Nazaré, propriedade de uma associação que junta os municípios do distrito de Santarém. Pode ser que finalmente ganhem vergonha por aquela mancha na paisagem, no centro de uma vila que é um emblema do turismo nacional e onde poderiam aprender muito....
Cavaleiro Andante | 01-02-2020


Tragam os capacetes
O tecto da sala de sessões dos paços do concelho de Santarém apresenta uma fenda bem visível e que se tem vindo a alargar nos últimos tempos. Enquanto os pedreiros não entram em acção (ainda haverá pedreiros nas autarquias ou já só há engenheiros e arquitectos?), o Cavaleiro Andante aconselha os autarcas a levarem capacetes para as reuniões de câmara, não vá o Diabo tecê-las um dia destes e sair dali alguém com um galo de todo o tamanho….
Cavaleiro Andante | 31-01-2020

Destaques

Feira de São Matias vai continuar em Rossio ao Sul do Tejo
Anterior presidente da Câmara de Abrantes queria mudar o evento para o Vale da Fontinha mas o seu sucessor mudou de ideias.
Edição de 04-02-2020