uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de São Matias vai continuar em Rossio ao Sul do Tejo
A Feira de São Matias é considerada um dos ex-líbris culturais do concelho de Abrantes

Feira de São Matias vai continuar em Rossio ao Sul do Tejo

Anterior presidente da Câmara de Abrantes queria mudar o evento para o Vale da Fontinha mas o seu sucessor mudou de ideias.

Depois de algumas indecisões, a Câmara de Abrantes resolveu que a secular e tradicional Feira de São Matias vai manter-se em definitivo nos terrenos junto à zona ribeirinha do Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo. O presidente do município disse, em reunião de câmara, que a decisão foi tomada depois de ouvir os feirantes e também os abrantinos. Manuel Valamatos (PS) referiu que esse é o desejo dos feirantes que consideram que no Vale da Fontinha, em Abrantes, onde estava previsto que o certame se realizasse, existem fragilidades e é há muita dispersão da actividade.
“Além disso, daqui a duas ou três semanas vamos iniciar o mercado semanal no Vale da Fontinha, que até aqui se tem realizado no Bairro Vermelho. Como montar a Feira de São Matias e desmontar demora muito tempo isso significaria que iríamos ficar dois meses sem o mercado semanal, o que gerou descontentamento por parte dos feirantes da feira semanal. A feira no Rossio ao Sul do Tejo reúne consenso e é uma forma de dar visibilidade a outra freguesia e à zona sul do rio Tejo”, sublinhou o autarca. Valamatos recordou que o Vale da Fontinha foi construído para ser uma bolsa de estacionamento com mais de três centenas de lugares.
O presidente sublinhou que o seu executivo pretende apostar forte em Rossio ao Sul do Tejo e consolidar ali a Feira de São Matias, apostando numa melhor disposição dos espaços, valorizando as entradas, os acessos e a ornamentação. Além da bolsa de estacionamento, o Vale da Fontinha passa a receber a Feira Retalhista, mais conhecida por Mercado Semanal, e a Feira Grossista, todas as segundas-feiras de cada mês.
Os vereadores da oposição PSD e BE concordaram com a decisão da maioria socialista e recordaram a aposta e o planeamento da anterior presidente de câmara, Maria do Céu Albuquerque (PS), - actual ministra da Agricultura – que pretendia colocar a Feira de São Matias a funcionar no Vale da Fontinha.
A Feira de São Matias vai decorrer entre 14 de Fevereiro e 8 de Março, sendo considerada um dos ex-líbris culturais do concelho de Abrantes e que atrai muita gente e desenvolve a economia local. Este certame, que é organizado pelo município, realiza-se desde o século XIII e é considerado um marco socio-cultural de Abrantes.

Feira de São Matias vai continuar em Rossio ao Sul do Tejo

Mais Notícias

    A carregar...