uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Grupo de teatro Cegada apela  aos autarcas para  se entenderem

Passagem do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério para a tutela da Câmara de Vila Franca de Xira é a única forma de regularizar a situação da sala de espectáculos e permitir à companhia teatral que a usa ter acesso a apoios do Estado.


A situação de irregularidade do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério (TEIV), em Alverca, vai ser discutida na sexta-feira, 31 de Janeiro, numa reunião entre a companhia de teatro Cegada, que usa o espaço, a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e a Câmara de Vila Franca de Xira.
A urgência da regularização do TEIV, equipamento cultural aberto ao público, em funcionamento e tido como propriedade da junta de freguesia, foi levantada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, quando este mês de Janeiro recebeu o Cegada. Em cima da mesa estava a insatisfação do grupo face ao corte de apoios estatais à companhia de teatro, mas Graça Fonseca fez saber que, para a continuação do serviço público prestado pelo Cegada, seria necessário proceder, até ao final de Janeiro, à regularização do TEIV enquanto equipamento cultural público, com um Número de Identificação de Recinto emitido pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais.
De acordo com o Cegada, o processo de escritura e registo do imóvel na conservatória é inexistente, e, apesar de a junta de freguesia se apresentar como proprietária do edifício, não possui nenhum documento notarial que o comprove. O grupo de teatro vê como única solução para o caso a transferência do imóvel para propriedade municipal, pedindo ao presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves, a convocação urgente de uma assembleia de freguesia extraordinária destinada a avaliar essa possibilidade.

Mais Notícias

    A carregar...