uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Acreditamos que levamos aos jovens sonhos e vontade de sonhar”
Instituição acompanha crianças e jovens dos 6 aos 30 anos

“Acreditamos que levamos aos jovens sonhos e vontade de sonhar”

O LENE - Lar Evangélico Nova Esperança apoia e dá formação no âmbito do Agir +

O LENE - Lar Evangélico Nova Esperança, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), está no terreno desde Março do ano passado, tendo estado ao abrigo de outra candidatura (E6G), mas igualmente promovido pelo LENE, desde 2016.
Os moldes do projecto são comuns, variando, nesta edição (E7G), o local e os destinatários. Até 2018 o LENE esteve em frente ao Convento de São Francisco, em instalações cedidas pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santarém e actualmente está em Vale de Estacas.
A Câmara Municipal de Santarém, CPCJ, o IPDJ Agrupamentos de Escolas, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Freguesia de Alcanhões e Instituto Politécnico de Santarém, são os elementos do consórcio do projecto Agir +, financiado pelo Escolhas (Alto Comissariado para as Migrações).
O LENE surge como uma IPSS vocacionada para trabalhar com a terceira idade, mas em 2015, aproveitando a adequação dos estatutos à nova lei, modificou o objecto de actuação, acrescentando-lhe, como novos destinatários jovens e crianças.
Uma ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) tem a conotação de “fim de vida”, porque trabalha com “velhos”, mas quando a aposta é num projecto que tem a oportunidade de criar o “amanhã” está-se a cuidar indirectamente dos “velhos” de hoje e dos que virão, porque a velhice é uma coisa certa.
Actualmente acompanha crianças e jovens dos 6 aos 30 anos a nível de estudo, actividades artísticas, desporto, apoio psicológico e cidadania. Tem um leque de opções gratuitas, das 14h00 às 19h00, de segunda a sexta, e sábados das 14h00 às 18h00, para além de dinamizar medidas de empregabilidade e formação profissional.
“Acreditamos que formaremos cuidadores de idosos para um futuro próximo. Nas IPSS é uma preocupação constante a falta de pessoal vocacionado para trabalhar com idosos e neste tempo em que todos querem ser doutores e engenheiros, apostamos no Agir + , como incubadora de talentos, onde a vocação e a profissão terão a empatia acertada”, explica a presidente da direcção do LENE, Sónia Isabel Lobato.
A candidatura do LENE a medidas de empregabilidade e formação profissional, é justificada com o facto de não querer estar refém da vontade das empresas formadoras. Para isso a aposta é na certificação como entidade formadora dado ter um diagnóstico de necessidades, destinatários e contexto laboral para promover o desenvolvimento de competências.
“Para desenvolver o nosso objectivo contamos com o inestimável apoio da Câmara Municipal de Santarém, membro do consórcio, que já nos cedeu a casa para o projecto funcionar. Mas precisamos de mais espaço. Estamos neste bairro, de forma segura e tranquila, contando, igualmente, com o apoio da Igreja Filadélfia (Igreja Evangélica da comunidade cigana). Existe uma conotação muito negativa e racista em torno desta comunidade. Mas não podemos nem devemos generalizar. Pessoas desonestas existem em todo o lado, de todas as cores, raças e religiões. Neste bairro temos sido bem recebidos por todos!”, refere a presidente da direcção.
O LENE define-se como “uma IPSS com uma matriz cristã evangélica que procura dar cumprimento não só às leis e normas, mas também ao mandamento deixado por Jesus Cristo: fazer o bem ao próximo, enquanto é tempo”.
“Cremos e acreditamos que em cada palavra, acto, comportamento, acção e evento, inspiramos e modificamos a vida destes jovens e crianças. Acreditamos que lhes levamos sonhos e vontade de sonhar. Vontade em querer mais e mudar. Isto é educar. Isto é preparar o futuro. Afinal, eles serão os adultos de amanhã”, sublinha Sónia Isabel Lobato.
O LENE, Lar Evangélico Nova Esperança, IPSS, tem sede na Rua Conceição Gil Escapa, n.º 5, em Alcanhões, Santarém.

“Acreditamos que levamos aos jovens sonhos e vontade de sonhar”

Mais Notícias

    A carregar...