uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Abrir horizontes e fazer a diferença na vida dos estudantes”
Ana Cláudia Cohen dirige o Agrupamento de Escolas de Alcanena

“Abrir horizontes e fazer a diferença na vida dos estudantes”

Personalidade do Ano Prestígio - Agrupamento de Escolas de Alcanena

O Agrupamento de Escolas de Alcanena foi considerado o melhor da Europa a ensinar ciências e tecnologias. A distinçãosurgiu no âmbito do projecto STEM School Label (selo escolas STEM), financiado pela União Europeia, que criou uma rede de estabelecimentos de ensino que apostam no ensino das ciências, tecnologias, engenharias e matemática.
O resultado obtido é relevante porque, entre as mais de mil escolas envolvidas, representando 34 países, a de Alcanena foi a única que obteve a classificação máxima.
No Agrupamento de Escolas de Alcanena os projectos que colocam os alunos, desde o pré-escolar ao secundário, em contacto com a investigação científica são promovidos há mais de uma década e ganharam um novo fôlego há cerca de dois anos com a introdução da autonomia curricular que permite que, até um quarto do tempo lectivo, possa ser gerido pelas próprias escolas.
Importantes têm sido também, segundo a directora, Ana Cláudia Cohen, as parcerias que o agrupamento estabeleceu quer com o Centro Ciência Viva do Alviela, quer com instituições de ensino superior como a Universidade Nova de Lisboa, as universidades de Coimbra e de Aveiro ou os politécnicos de Leiria e Santarém, que permitem aos alunos ter acesso a equipamento tecnológico para os seus projectos ou a acompanhamento por parte de investigadores daquelas instituições.

“Abrir horizontes e fazer a diferença na vida dos estudantes”

Mais Notícias

    A carregar...