uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centro de Bem Estar Social de Casével e Vaqueiros inaugurado em festa
Ricardo Gonçalves e Miguel Tomás descerraram a placa alusiva ao evento

Centro de Bem Estar Social de Casével e Vaqueiros inaugurado em festa

Centenas de populares marcaram presença num evento há muito esperado neste território envelhecido.


Em obras há mais de quatro anos, o Centro de Dia e Centro de Bem Estar Social da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) é, desde sábado, 25 de Janeiro, uma realidade, concretizando-se assim uma ambição antiga.
Miguel Tomás, presidente da união de freguesias, reforçou a importância do novo equipamento no combate ao isolamento da população mais idosa e na melhoria da qualidade de vida que pode proporcionar a essa mesma população, lembrando que se trata de um território onde três em cada quatro pessoas têm mais de 60 anos.
Aproveitando a presença do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, o autarca frisou a preocupação com a constante perda de população de ambas as freguesias e a sua desertificação, um problema transversal a todas as freguesias rurais, mas que em Casével e Vaqueiros apresenta números “assustadores”, colocando a união de freguesias como a única do concelho de Santarém considerada território de baixa densidade.
O novo espaço, com cinco salas diferenciadas para diversas actividades, tem capacidade para 18 utentes e resultou de um investimento total de 152 mil euros comparticipado em 43 mil euros pela Câmara de Santarém e com a doação de 11 mil euros do Centro Social de Apoio à Comunidade de Casével (CESAC), referentes às comissões de festas dos anos 2012 e 2013.
O CESAC assume a gestão do espaço, cabendo-lhe “dar vida e cativar a população com actividades e ofícios”, como referiu Miguel Tomás. A junta compromete-se a assumir parte das despesas fixas do centro de dia e o transporte dos utentes.
O Centro de Bem-Estar Social, instalado na Comenda, Casével, foi inaugurado pelo presidente da Câmara de Santarém e pelo presidente da união de freguesias. Marcaram também presença na cerimónia a vereadora Cristina Casanova, o presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira, Ricardo Costa, o presidente da Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças, Paulo Guedes, Fernando Gomes e Ana Catarina Conceição, secretário e tesoureira da junta de freguesia, o padre Aníbal Vieira e o novo pároco de Casével e Vaqueiros, João Moita, bem como Rosália Ribeiro, presidente do CESAC.
A título póstumo foram homenageados Manuel Gaspar Gonçalves, António Ogando, José Pereira Leitão, Manuel da Silva Girão e José da Mata Oliveirapelo seu contribuinte para o desenvolvimento da freguesia, com a atribuição dos seus nomes a cada uma das salas do centro.
Centenas de populares assistiram à cerimónia e ficaram para o almoço convívio de porco no espeto, animado pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) e pelo Quarteto Nelson Pisco.

Centro de Bem Estar Social de Casével e Vaqueiros inaugurado em festa

Mais Notícias

    A carregar...