uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Família de Tofu está há mais de oito anos à espera de justiça
Gonçalo Neves está numa cadeira de rodas desde 2011 quando sofreu um acidente de viação

Família de Tofu está há mais de oito anos à espera de justiça

Acidente que deixou jovem de Alpiarça paraplégico e com graves sequelas cerebrais aconteceu a 1 de Setembro de 2011 perto do Cartaxo. Processo em tribunal foi sempre lento e, apesar de já haver sentença, a seguradora recorreu para o Tribunal da Relação. A casa de Gonçalo precisa de obras de adaptação e o jovem necessita de cuidados diários, que são prestados pelos pais.

A família de Gonçalo Neves, mais conhecido por Tofu, espera há mais de oito anos que se faça justiça pelo acidente que deixou o jovem, na altura com 20 anos, paraplégico e preso a uma cadeira de rodas. Sandra Martins, a mãe de Tofu, conta a O MIRANTE que o Tribunal do Cartaxo condenou a seguradora da empresa do camião, Generali, que embateu contra o carro onde seguia Gonçalo e um amigo a pagar uma indemnização de mais de um milhão de euros.
A sentença foi proferida em 2017 mas até agora a família residente em Alpiarça ainda não viu um cêntimo. Além da indemnização, a seguradora vai ter que pagar obras de adaptação da casa onde Gonçalo vive, um carro adaptado e todas as despesas médicas desde o dia do acidente até ao fim da vida de Gonçalo.
O processo de recurso está parado no Tribunal de Évora à espera que o Tribunal do Cartaxo decida se a seguradora do carro em que Gonçalo seguia também tem direito a ser indemnizada. “Estamos desgastados fisica e emocionalmente. Todos os dias eu e o meu marido levamos o Gonçalo pelas escadas, com a cadeira e o nosso filho às costas. É um peso brutal. A nossa casa não está adaptada para as necessidades do Gonçalo e já gastámos todo o nosso dinheiro. A seguradora está a fazer tudo para adiar o pagamento e esquece-se que é um ser humano que está em causa, que precisa de cuidados diários”, critica Sandra Martins.
Tofu vai fazendo fisioterapia de acordo com as possibilidades financeiras da família. Óscar Neves reformou-se para poder acompanhar o filho e Sandra Martins trabalha apenas de manhã para à tarde estar disponível. São eles que vão exercitando o filho para que não perca massa muscular. Sandra e Óscar Neves fizeram um pedido à Segurança Social há quase um ano para que seja instalado um elevador para facilitar a mobilidade de Gonçalo. Também o Centro de Reabilitação de Alcoitão prescreveu uma nova cadeira de rodas, porque a actual já não é a ideal. A família continua à espera que o processo chegue ao fim e que se faça finalmente justiça.

Sonhava com carreira militar
Gonçalo Neves, actualmente com 29 anos, sofreu em Setembro de 2011 um grave acidente de automóvel, tendo ficado num estado vegetativo devido a um traumatismo crânio-encefálico muito grave. Os pais nunca desistiram de recuperar o filho e procuraram respostas clínicas em Portugal e em Espanha. O jovem esteve cerca de três anos numa clínica em Santiago de Compostela, tendo apresentado algumas evoluções. Tiveram que regressar a Alpiarça quando as poupanças acabaram.
Tofu era militar voluntário desde Abril de 2011 e tinha como objectivo entrar na Academia Militar. No final de Agosto de 2011 foi passar uns dias a casa. Na noite do acidente resolveu ir com um amigo ao Cartaxo mas no regresso, cerca da uma da madrugada, na Estrada Nacional 3, na zona de Vila Chã de Ourique, tiveram um acidente de automóvel que envolveu um camião. O amigo partiu apenas um dedo tendo o embate com o veículo pesado sido todo do lado de Gonçalo Neves, que conduzia a viatura.

Família de Tofu está há mais de oito anos à espera de justiça

Mais Notícias

    A carregar...