uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Juntas de freguesia fazem recados a quem não pode sair de casa
João Paulo Martins é trabalhador da Junta de Vila Franca de Xira e está ao serviço do programa de apoio

Juntas de freguesia fazem recados a quem não pode sair de casa

Objectivo é ajudar os mais velhos, doentes crónicos e pessoas em quarentena decretada pelos serviços de saúde. Mas já há alertas para possíveis burlas e é preciso estar atento a quem bate à porta.

Carlos Gonçalves
João Santos

A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, à semelhança de outras naquele concelho, avançou na última semana com um programa de apoio a quem está sozinho em casa e não pode sair, em especial os mais velhos. Os funcionários da junta estão disponíveis para, entre outras tarefas, realizar as compras de supermercado, ir aos correios e à farmácia.
O programa destina-se a maiores de 65 anos, doentes crónicos e pessoas em quarentena decretada pelos serviços de saúde. O objectivo, explica João Santos, presidente da junta, é criar um porto de abrigo para quem está mais só e dependente, em especial durante a pandemia do novo coronavírus. O programa de apoio é direccionado apenas para a população residente na freguesia de Vila Franca de Xira.
O colaborador da junta alocado ao serviço, João Paulo Martins, tem cuidados redobrados de protecção e cumprimento das normas de higiene recomendadas pela Direcção-Geral de Saúde. “Temos, no entanto, já constituída uma bolsa de voluntários externos ao quadro de pessoal da junta, que se disponibilizaram para, inclusive nas suas viaturas próprias, participarem no programa. Devemos estar orgulhosos desta onda de solidariedade”, elogia. Quem precisar deste programa da Junta de Vila Franca de Xira só precisa de ligar o 263 200 770.

Cuidado com os burlões avisa o presidente da junta de alverca e sobralinho
A Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho tem vindo a pedir à população que cumpra com rigor as indicações emanadas do Governo e pela Direcção-Geral da Saúde, por forma a reduzir os impactos da Covid-19. Lavar as mãos várias vezes ao dia, manter o distanciamento social necessário e sobretudo, permanecer em casa
A Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho está a apoiar de forma muito activa as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente, os doentes crónicos e os idosos, fazendo-lhes as compras essenciais, sendo aquele serviço concretizado em articulação com um conjunto de voluntários. Para tal basta que os necessitados desse apoio a contactem. Para os restantes cidadãos, aquela autarquia actualiza, diariamente, uma lista de comércios que fazem entregas ao domicílio, de forma a que seja, evitadas saídas desnecessárias, com exposição ao risco de contágio.
Às crianças, alunos dos agrupamentos existentes na freguesia, que não têm possibilidade de contacto com os professores através dos meios informáticos, a Junta de Freguesia irá fazer chegar os trabalhos escolares que os mesmos devem fazer.
“Com o cuidado de todos, havemos de sair desta!” é a mensagem da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Em Alverca o serviço pode ser solicitado pelo 219 587 680. O mesmo serviço de apoio social está a ser prestado pela vizinha União de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa através do contacto 912 028 856.

Juntas de freguesia fazem recados a quem não pode sair de casa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido