uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas de Santarém com mais de quatro milhões para investimento em 2021
Ramiro Matos

Águas de Santarém com mais de quatro milhões para investimento em 2021

Empresa municipal aponta para a substituição de oito quilómetros de conduta, visando a redução de perdas de água.

O orçamento da empresa municipal Águas de Santarém apresenta um valor de 4,2 milhões de euros para investimento em 2021, mais 18% do que no presente ano, tendo por grandes objectivos a eficiência energética e a redução das perdas, com candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) a decorrer.
O presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, lamentou que não seja possível candidatar a esse financiamento as obras necessárias na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santarém, num projecto que poderá ascender aos 10 milhões de euros.
Ramiro Matos criticou o facto de o POSEUR apenas aceitar candidaturas quando as estruturas já estão em incumprimento, o que inviabiliza o financiamento da remodelação desta ETAR, com elevado número de anos e que deixará de cumprir os parâmetros exigidos caso não tenha uma intervenção.
Segundo afirmou, a expectativa é que possa haver ‘overbooking’ e redistribuição de fundos, pelo que a obra deverá avançar em 2021 com recurso a financiamento bancário, na expectativa de ser posteriormente submetida a apoios comunitários.
Na área do abastecimento de água, o investimento previsto ronda os 3,6 milhões de euros, com destaque para a substituição de oito quilómetros de conduta, a reabilitação dos reservatórios de São Bento e a substituição do sistema de telegestão por um mais eficiente. Continuará também o trabalho de substituição de contadores.
A empresa realça ainda que com o propósito de incentivar a poupança de água procedeu a diversas alterações ao tarifário para 2021, não se registando aumento em qualquer escalão e garantindo uma redução no primeiro escalão, IPSS e famílias numerosas.

Águas de Santarém com mais de quatro milhões para investimento em 2021

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido