
Águas de Santarém com mais de quatro milhões para investimento em 2021
Empresa municipal aponta para a substituição de oito quilómetros de conduta, visando a redução de perdas de água.
O orçamento da empresa municipal Águas de Santarém apresenta um valor de 4,2 milhões de euros para investimento em 2021, mais 18% do que no presente ano, tendo por grandes objectivos a eficiência energética e a redução das perdas, com candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) a decorrer.
O presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, lamentou que não seja possível candidatar a esse financiamento as obras necessárias na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santarém, num projecto que poderá ascender aos 10 milhões de euros.
Ramiro Matos criticou o facto de o POSEUR apenas aceitar candidaturas quando as estruturas já estão em incumprimento, o que inviabiliza o financiamento da remodelação desta ETAR, com elevado número de anos e que deixará de cumprir os parâmetros exigidos caso não tenha uma intervenção.
Segundo afirmou, a expectativa é que possa haver ‘overbooking’ e redistribuição de fundos, pelo que a obra deverá avançar em 2021 com recurso a financiamento bancário, na expectativa de ser posteriormente submetida a apoios comunitários.
Na área do abastecimento de água, o investimento previsto ronda os 3,6 milhões de euros, com destaque para a substituição de oito quilómetros de conduta, a reabilitação dos reservatórios de São Bento e a substituição do sistema de telegestão por um mais eficiente. Continuará também o trabalho de substituição de contadores.
A empresa realça ainda que com o propósito de incentivar a poupança de água procedeu a diversas alterações ao tarifário para 2021, não se registando aumento em qualquer escalão e garantindo uma redução no primeiro escalão, IPSS e famílias numerosas.
