Especial Pedro Álvares Cabral

“Seu Cabral” é a única figura que une Brasil e Portugal
O MIRANTE juntou na redacção em Santarém três figuras da cultura portuguesa para falarem de Pedro Álvares Cabral e dos 500 anos da sua morte. Manuel S. Fonseca, Francisco Seixas da Costa e Henrique Monteiro, um editor, um diplomata e um jornalista, que têm ligações a Santarém, conhecem bem a História de Portugal e são figuras que cultivam o amor pela cultura brasileira e pelo Brasil.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Santarém: terra de Cabral
Joaquim Botas Castanho, Cônsul Honorário do Brasil em Santarém, recorda a visita de Fernando Henrique Cardoso a Santarém, e as iniciativas de 2000, que ficaram na História mas não tiveram até agora a continuidade que se desejava e pretendia.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Visibilidades e invisibilidades de “seu” Cabral
Também a partir do Real Gabinete, à frente do seu PPLB - Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras já lá vão 20 anos, posso contemplar com olhar crítico, sob a égide de Cabral, as oscilações desse diálogo complicado entre os dois países, feito de enlaces e desenlaces, enaltecimentos ou rasuras, segundo sopram os ventos político-ideológicos, os oportunismos ou as teorias em voga.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Cabral, tempos depois
Christiano era um português ateu. Um homem correto que acreditava na palavra como instrumento de compromisso e fé. Ao contrário de Cabral, ele nunca mais voltou à terra onde nasceu. Fez aqui a sua vida e constituiu uma nova família, casando-se com Dolores, uma espanhola muito católica. Minha mãe e minha tia nasceram brasileiras.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Meu Pedro Álvares Cabral
O comandante Cabral fez história, mas também a sofreu, como qualquer um de nós. Consta ter sido preterido pelo rei e morrido no ostracismo. Assim, o injustiçado homem que uniu quatro grandes continentes havia de gostar de saber que uma estátua sua, em São Paulo, traz esta inscrição que é um preito de reconhecimento do Brasil pela grandeza do seu feito: “Os brasileiros devem tudo a Portugal”.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Multidão recebeu presidentes de Portugal e do Brasil em Santarém
Quinhentos anos depois da saída da armada de Pedro Álvares Cabral para o Brasil, a cidade de Santarém, onde o navegador viveu os últimos anos da sua vida, recebeu a visita dos Presidentes das Repúblicas de Portugal e do Brasil com um entusiasmo popular de tal dimensão que os ilustres visitantes e as suas comitivas viram-se atrapalhados para navegar pelo meio da multidão. Jorge Sampaio chegou a perder a calma. Fernando Henrique Cardoso desculpou o povão afirmando ter provocado o incidente ao querer saudar todo mundo. Foi em 9 de Março de 2000.
Especial Pedro Álvares Cabral | 04-01-2021


Multidão recebeu presidentes de Portugal e do Brasil em Santarém
Especial Pedro Álvares Cabral | 09-12-2020
