uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O português mais importante da História do Brasil
Foto DR Rogério Beidacki Jornalista, Empresário e Gestor Cultural

O português mais importante da História do Brasil

Infelizmente Santarém não está no roteiro dos turistas brasileiros que visitam Portugal. E qual é o motivo? Na minha opinião é a falta de um bom planejamento turístico/cultural para a cidade.

Pedro Alvares Cabral é, sem sombra de dúvidas, o português mais importante da história do Brasil. Talvez não o mais conhecido atualmente se pensarmos em Cristiano Ronaldo e no poder das redes sociais.
Neste 2020, tão impensável para todos nós, se completa 500 anos da morte de Cabral.
Quando conheci Santarém, em 2002, tive o privilégio de visitar o seu túmulo que está no interior da exuberante Igreja da Graça. Em frente à igreja está o monumento homenageando o descobridor do Brasil. Separado por alguns metros encontra-se a Casa do Brasil que foi a última morada de Pedro Álvares Cabral.
Infelizmente Santarém não está no roteiro dos turistas brasileiros que visitam Portugal. E qual é o motivo? Na minha opinião é a falta de bom um planejamento turístico/cultural para a cidade. Volto a dizer, todo brasileiro sabe quem é Pedro Álvares Cabral. E Santarém não se resume à Igreja da Graça e ao túmulo de Cabral, há muito mais para ver na cidade.
Nós, brasileiros, temos um carinho imenso por Portugal e pelos portugueses. Há um sentimento de irmandade e uma sensação de acolhimento da nossa pátriamãe.
Santarém tem tudo para ser a capital do Brasil na Europa. O coração pulsante dos brasileiros no velho continente. Mas para isso há necessidade de mobilização da classe política, das associações empresariais e do envolvimento da comunidade.
Santarém, como se diz, está com a faca e o queijo na mão. Um bom projeto turístico/cultural transformará muito a cidade com ganhos para todos.
Basta começar Santarém!
Rogério Beidacki
Jornalista, Empresário e Gestor Cultural.

O português mais importante da História do Brasil

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido