uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém: terra de Cabral
Joaquim Botas Castanho

Santarém: terra de Cabral

Joaquim Botas Castanho, Cônsul Honorário do Brasil em Santarém, recorda a visita de Fernando Henrique Cardoso a Santarém, e as iniciativas de 2000, que ficaram na História mas não tiveram até agora a continuidade que se desejava e pretendia.

Pedro Álvares Cabral, herói da História de Portugal e da História do Brasil, possuía terras em Santarém e escolheu esta cidade para viver. Aqui casou, com D. Isabel de Castro, aqui lhe nasceram os filhos e aqui veio a falecer em 1520. Foi sepultado na Igreja da Graça, em campa rasa, onde permanecem, para todo o sempre, os seus restos mortais.
Esta circunstância determina a singularidade das relações de Santarém com o Brasil, bem patente nas conhecidas declarações de exaltação e testemunhos públicos de notáveis políticos, militares e intelectuais brasileiros que, no decurso dos anos, têm visitado Santarém e que muito honram a nossa cidade.
Reportando-me, apenas, a anos mais recentes, e tendo como pano de fundo as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, não quero deixar de destacar alguns pontos altos, e muito significativos, desta relação única de Santarém com o Brasil:
- O Presidente da República Federativa do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, escolheu Santarém para aqui divulgar, em 22 de Maio de 1998, o Plano Nacional das Comemorações do Meio Milénio do Descobrimento do Brasil;
- Em 9 de Março de 2000 é inaugurada em Santarém, por Suas Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil e o Presidente da República Portuguesa, a Casa do Brasil/Pedro Álvares Cabral, mandada erigir pela Câmara Municipal de Santarém;
- Em sessão solene realizada no Auditório da Casa do Brasil/Pedro Álvares Cabral, em 2 de Julho de 2001, são entregues à cidade de Santarém as insígnias da Ordem do Rio Branco, pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal;
- Em 16 de Agosto de 2002 é publicado no Diário Oficial da União a Portaria que cria o Consulado Honorário do Brasil em Santarém, bem como a Portaria que nomeia o respetivo Cônsul Honorário. A cerimónia da tomada de posse e da instalação do Consulado Honorário na Casa do Brasil, presidida pelo Embaixador do Brasil, ocorre no dia 5 de Setembro de 2002, integrada no programa das Comemorações do Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro).
Como se vê, são inúmeras e de indiscutível valor, as provas que demonstram uma relação privilegiada de Santarém com o Brasil, baseada na figura e no feito memorável do descobridor do Brasil.
Mas Pedro Álvares Cabral, que ora se evoca e justamente se glorifica, não é só um herói da História de Portugal e da História do Brasil, é também uma grande figura da História Universal, o que acrescenta ainda mais valor a Santarém como Terra de Cabral. Ele foi o primeiro navegador a ligar os quatro continentes e, com isso, pode dizer-se que iniciou o processo de internacionalização, onde desempenha papel importante a língua portuguesa, já que foi através do português que se estabeleceram primeiramente as relações entre os navegadores europeus e os naturais das regiões costeiras de outros continentes.
Creio que uma outra forma de homenagear, hoje, Pedro Álvares Cabral, e honrar o seu espírito inovador na procura de novas terras e novos desafios, será, sem dúvida, aproveitar a dinâmica das atuais comemorações para abrir novos caminhos e alargar horizontes nas relações de Santarém com o Brasil. Não só comemorar o riquíssimo passado histórico comum mas, aproveitando as potencialidades da Casa do Brasil e a colaboração dos Setores Cultural e Económico da Embaixada, prosseguir o caminho agora iniciado com o programa cultural previsto para assinalar os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral.
A Casa do Brasil/Pedro Álvares Cabral, além de um lugar memória, é um moderno Centro Cultural composto por um auditório, com 80 lugares, devidamente equipado, uma galeria de exposições, com 3 salas distintas, uma biblioteca, bar, esplanada e um jardim. Espaço privilegiado dotado de todas as condições para comportar uma programação regular de distintas atividades culturais, bem como exposições e encontros destinados a estimular as relações económicas, em especial o turismo.
Como Cônsul Honorário do Brasil em Santarém não quero deixar de assinalar esta data comemorativa e associar-me à iniciativa de O MIRANTE na evocação da memória de Pedro Álvares Cabral e das relações luso-brasileiras. Gostaria, ainda, de fazer votos para que o conjunto destas atividades tenha continuidade no futuro, com a realização regular de eventos que possam contribuir para reforçar cada vez mais os elos, muito especiais, que ligarão para sempre Santarém ao Brasil.
Joaquim Adriano Botas Castanho
(Cônsul Honorário do Brasil em Santarém).

Santarém: terra de Cabral

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido