uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Coruche tem orçamento reforçado em 2021  e aposta na requalificação urbana
Francisco Oliveira

Coruche tem orçamento reforçado em 2021  e aposta na requalificação urbana

Orçamento municipal sobe para os 32 milhões de euros em 2021. Grande parte da fatia do orçamento será aplicada em obras mas sem descurar as políticas sociais.


A Câmara de Coruche aprovou um orçamento de 32 milhões de euros para 2021, um valor que cresceu cerca de cinco milhões em relação a 2020 e do qual cerca de metade terá como destino a requalificação de infraestruturas e vias públicas, assim como as políticas sociais e de criação de emprego.
Entre os investimentos públicos com recurso a financiamento comunitário, integrados no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), o município destaca a execução do projecto mobilidade para todos, com a requalificação paisagística da Calçadinha e do Largo da Erra, bem como a reabilitação do edificado e requalificação paisagística dos Bairros da Liberdade e de 25 de Abril, na freguesia do Couço.
O município destaca ainda o investimento nas redes viárias nas freguesias e a aposta na eficiência energética em edifícios como o Museu Municipal, o Pavilhão Desportivo Municipal e as Piscinas Municipais. Realce ainda para a execução dos projectos dos núcleos escolares da Erra e do Biscainho, e de uma Estrutura Residencial para Idosos, na Fajarda.
Na estratégia para captação de investimento a autarquia realça que o Parque Empresarial do Sorraia está pronto para acolher novos projectos e refere a realização de obras para a criação da incubadora de empresas. Para 2021 está ainda previsto um reforço no apoio à actividade económica, nomeadamente no âmbito do programa “Lojas com Gente”, alargado a novas áreas de negócio, entre as quais a hotelaria e a restauração, ginásios e actividades fotográficas.
Nas políticas educativas destaque para a criação de mais 10 bolsas de estudo, num total de 60 bolsas por ano lectivo, o que se traduz num investimento de 120 mil euros. Já nas políticas sociais o município irá reforçar os apoios concedidos às instituições e associações de desporto e cultura, assim como às famílias, através dos vários programas municipais.
O orçamento foi aprovado em reunião de câmara, a 25 de Novembro, pela maioria socialista, com abstenção do PSD e voto contra da CDU.

IMI baixa e IRS mantêm-se
Na mesma reunião do executivo foi aprovada a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,33% e da taxa de Derrama para 0,25% ao volume de negócios até 150 mil euros e 1% para os negócios com volume superior a 150 mil euros. A taxa de participação variável em IRS irá manter-se nos 3%.

Coruche tem orçamento reforçado em 2021  e aposta na requalificação urbana

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido