uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Piscinas de Alhandra compradas pela câmara para não caírem nas mãos de credores
Complexo de piscinas Baptista Pereira em Alhandra é um dos berços dos atletas de triatlo do Alhandra Sporting Clube

Piscinas de Alhandra compradas pela câmara para não caírem nas mãos de credores

Alhandra Sporting Club está com dívidas acumuladas à banca a rondar os 400 mil euros. Credores podiam exigir a qualquer momento a insolvência do clube e o concelho perder as Piscinas Baptista Pereira, que foram dadas como garantia.

O complexo de piscinas Baptista Pereira, em Alhandra, que eram propriedade do Alhandra Sporting Club (ASC), vão ser compradas pelo município de Vila Franca de Xira por 350 mil euros. A proposta de aquisição foi aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo e é uma medida urgente e de recurso para evitar que as piscinas, muito usadas pelos atletas de triatlo do ASC e por atletas da natação adaptada, pudessem cair nas mãos da banca, que reivindica uma dívida do clube a rondar os 400 mil euros.
Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, diz que a decisão não é fácil e é o último recurso para evitar uma situação que classifica como catastrófica: a perda das piscinas. “Algum credor podia exigir a insolvência do clube e ficar com a piscina e vendê-la. Podia ser uma situação catastrófica caso não tomássemos esta decisão. Apesar de não ser a que gostaríamos é a melhor decisão senão podíamos perder definitivamente aquele equipamento”, lamenta o autarca.
Após várias reuniões de emergência com a direcção do clube foi constatado que as dificuldades de gestão das piscinas, agravadas pelo cenário pandémico, exigiam medidas imediatas para salvar o equipamento. Em assembleia-geral realizada recentemente os sócios do clube deram poderes à direcção para fechar o negócio com a câmara municipal.
“Mesmo que houvesse um encaixe financeiro para dar alguma liquidez ao clube isso não ia resolver o problema. Só havia duas soluções: fechar a piscina ou passá-la para a esfera da câmara”, explica Alberto Mesquita. Depois da escritura assinada, o município vai gerir em pleno o complexo de piscinas Baptista Pereira nas mesmas condições das restantes piscinas municipais. O ASC passa depois a pagar uma verba ao município pela utilização do espaço pelos seus atletas.
Uma das novidades é que serão realizadas obras de melhoria e valorização do complexo, anunciou Alberto Mesquita, incluindo a instalação de água quente. Tudo indica que o equipamento irá manter no futuro o nome do histórico nadador alhandrense.
Devido à pandemia as piscinas municipais encontram-se encerradas mas o executivo admite reabrir os equipamentos de Alhandra e Forte da Casa para continuar a permitir treinos aos atletas de competição e da natação adaptada.
O complexo de piscinas Baptista Pereira ocupa uma área de 11 mil metros quadrados. As piscinas foram inauguradas a 21 de Setembro de 2003.

Piscinas de Alhandra compradas pela câmara para não caírem nas mãos de credores

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido