uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Testes à Covid  em 20 minutos  em Aveiras de Cima 
Posto de testagem rápida é o primeiro do género no concelho de Azambuja

Testes à Covid  em 20 minutos  em Aveiras de Cima 

Posto de testes rápidos é dirigido pela delegação da Cruz Vermelha Portuguesa. Os exames custam 20 ou 65 euros, consoante a modalidade escolhida.


Localizado junto à GNR de Aveiras de Cima, o posto de testes rápidos à Covid-19 é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e permite realizar testes com resultados em 20 minutos. Para além dos testes rápidos, é também possível realizar testes moleculares, em que o resultado segue para laboratório e demora entre 24 a 48 horas. Ambos os testes são realizados com recurso a zaragatoa.
A diferença entre os dois tipos de testes é que o RT-PCR (molecular) tem de seguir para laboratório enquanto os outros são enviados directamente para um médico (da Cruz Vermelha) que emite um relatório na hora. Para além disso, a eficácia do teste molecular é de 99% e a do rápido é de 95% a 97%”, explicou a O MIRANTE Fábio Tristão, chefe da Equipa de Socorro e Transporte da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima.
O MIRANTE falou com algumas pessoas que se deslocaram até ao posto, o primeiro do género no concelho de Azambuja. A maioria realizou o teste sem prescrição do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Estou a realizar o teste porque trabalho com público e quero estar descansada”, disse a O MIRANTE uma utilizadora que não se quis identificar. “Acho muito positivo ter perto de casa um posto destes e conto vir cá mais vezes, porque 20 euros não é caro para fazer um teste deste género e assim consigo estar mais segura”, acrescentou.
Outra utilizadora, que também não se quis identificar, admitiu que sentiu necessidade de fazer o teste por ter estado em contacto com um caso positivo. Até ao momento, o sítio mais perto onde estavam a ser realizados os testes era em Alenquer, num local próprio para o efeito, junto ao Centro de Saúde.
O novo posto de Aveiras de Cima funciona às terças, quintas e sábados, entre as 09h00 e as 13h00, e permite ainda a testagem dentro do veículo. Para realizar os testes, é necessária marcação prévia e podem ser feitos com ou sem prescrição médica, sendo que quem chega encaminhado pelo SNS terá de, obrigatoriamente, fazer o teste molecular. Os restantes, podem optar pelo teste molecular (65 euros) ou pelo teste rápido (20 euros).
Os resultados são enviados por sms ou por email. Para além do posto fixo, a Cruz Vermelha de Aveiras disponibiliza uma brigada móvel, composta por um enfermeiro e um socorrista, que realizará testes em escolas ou empresas, e que funciona também por marcação.

Testes à Covid  em 20 minutos  em Aveiras de Cima 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido