Vila Franca de Xira dá parecer favorável a traçado do IC11
Município considera via que liga Peniche ao Carregado absolutamente estruturante para o concelho e a região, não quer que o Governo durma sobre o assunto e vai manter o traçado no seu Plano Director Municipal.
O município de Vila Franca de Xira não vê impedimentos no traçado proposto para o Itinerário Complementar (IC) 11, que ligará Peniche ao Carregado, e já deu parecer favorável à sua localização. A novidade foi avançada por Alberto Mesquita, presidente do município, durante a última assembleia municipal em que se discutiu as acessibilidades no concelho.
O autarca lamenta que a incerteza sobre o aeroporto na Ota tenha hipotecado durante décadas a construção do IC11, via que considera absolutamente estruturante e importante para o seu concelho mas também para toda a região, ligando numa única via rápida os concelhos do Oeste (Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos) a Vila Franca de Xira e Alenquer. O autarca está convicto da importância da via e manteve o seu traçado no Plano Director Municipal que está em processo de revisão.
“Mantemos o traçado do IC11 no nosso PDM porque entendemos que ele faz todo o sentido e é importante para desviar imenso trânsito pesado da zona Oeste que passa por Vila Franca de Xira. Já demos parecer favorável ao traçado no nosso território mas no Oeste há vários pedidos de alteração que estão agora a ser avaliados”, explica.
Recorde-se que desde o final de 2019 cinco presidentes de câmara do Oeste e Vila Franca de Xira tentam colocar o IC11 na agenda política, destacando a sua importância para o desenvolvimento das duas regiões.