uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Donativos no Santuário de Fátima caíram para metade devido à pandemia
Ausência de peregrinos nas datas mais marcantes contribuiu para a redução de receitas

Donativos no Santuário de Fátima caíram para metade devido à pandemia

Ausência de peregrinos deixa marcas profundas nos cofres da instituição religiosa.

A pandemia da Covid-19 causou uma quebra de 49,1% nos donativos no Santuário de Fátima, sendo Abril o mês com o menor número de sempre de peregrinos, anunciou aquela instituição religiosa.
O reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, disse, citado numa nota de imprensa, que “2020 não foi apenas um ano diferente e estranho: foi um ano difícil”, obrigando à ausência de peregrinos nas datas mais marcantes, o que contribuiu para a redução de donativos. “Foi um ano difícil também a nível económico, pois este lugar depende da presença e da generosidade de quem nos visita”, adiantou, referindo a quebra de 49,15% nos donativos.
O Santuário de Fátima perdeu cerca de cinco milhões de peregrinos. Em 2019 visitaram o recinto 6,3 milhões de pessoas, número que baixou para os 1,4 milhões de peregrinos que estiveram em Fátima no ano passado. A pandemia e a suspensão de muitos voos fizeram também cair o número de peregrinos estrangeiros, que passou de 126 mil em 2019, para 10.764 em 2020.
Considerando que a pandemia obrigou o Santuário a “reinventar-se para continuar a levar a mensagem ao mundo”, a nota salienta que o mês de Abril foi “o pior de sempre” da história da instituição.
“Fátima esteve quase três meses sem peregrinos, de 14 de Março a 30 de Maio. Celebrou a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa sem a presença de fiéis. Entre Janeiro e 13 de Março, dia em que foram suspensas as celebrações com a presença de peregrinos, o Santuário registou a presença de 341.537 peregrinos participantes, em 1450 celebrações”, revela o Santuário.
Já Agosto foi “de longe” o mês com mais peregrinos em 2020: participaram nas 448 celebrações 383.293 peregrinos, quase todos portugueses ou da diáspora portuguesa. A pandemia viria a aumentar o número de fiéis virtuais. Na rede Facebook, o Santuário aumentou 247.822 seguidores, tendo agora 1.247.822, o que se traduz num aumento de 20%.
Para o crescimento do número de seguidores contribuiu o início da transmissão em directo das principais celebrações diárias do Santuário de Fátima nesta rede social, o que se traduziu num aumento na ordem dos 700% do número de minutos visualizados.

Donativos no Santuário de Fátima caíram para metade devido à pandemia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido