uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ourém quer iluminação pública só com lâmpadas LED

Município vai lançar um concurso público para substituir 19 mil lâmpadas. A intenção é poupar nos custos de energia.

A Câmara de Ourém vai lançar um concurso público para substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio da iluminação pública por lâmpadas LED. Esta decisão é justificada pelo presidente do município, Luís Albuquerque, com a eficiência energética e poupança na factura de energia.
Luís Albuquerque explicou que existem cerca de 25 mil lâmpadas de iluminação pública no concelho, seis mil das quais já são LED, faltando substituir 19 mil. “A bem da eficiência energética, da pegada ecológica e da poupança, é importante darmos este passo e fazer rapidamente esta mudança”, referiu. No entanto, reconheceu ser necessário investir alguns milhões de euros para avançar com este projecto. Por isso, o caderno de encargos para o concurso público, que está a ser ultimado, prevê que a entidade vencedora substitua, por sua conta, todas as lâmpadas. A Câmara de Ourém vai pagar a esse empresa, ao longo de 12 anos, consoante a poupança que tiver nesse período de tempo.
“Quando o actual executivo tomou posse, em 2017, havia um custo anual de 1,5 milhões de euros em iluminação pública. Com a substituição de seis mil lâmpadas, e o ajustamento tarifário feito ao longo deste período, em 2020 a poupança foi de cerca de 400 mil euros com o mesmo número de lâmpadas, as 25 mil”, explicou Luís Albuquerque. O presidente da Câmara de Ourém referiu que, hipoteticamente, numa poupança futura de meio milhão de euros anuais, este valor será pago à empresa que venceu o concurso. Para o município reverterá uma percentagem dessa poupança, a decidir em sede de concurso. O caderno de encargos deve estar concluído no primeiro trimestre de 2021 para que ainda este ano se possa iniciar o processo de substituição das lâmpadas. A proposta foi aprovada por unanimidade pela assembleia municipal.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido