uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira dá apoios extraordinários às associações 
Alberto Mesquita vai dar mais 800 mil euros às associações do concelho

Vila Franca de Xira dá apoios extraordinários às associações 

Devido à pandemia e à semelhança do ano passado o município de Vila Franca de Xira voltou a reforçar os apoios às associações do concelho distribuindo mais 790 mil euros. O FC Alverca é o mais beneficiado em desfavor de associações de solidariedade e apoio social.

O município de Vila Franca de Xira, à semelhança do que já fez em Abril do ano passado, vai entregar em 2021 ao movimento associativo do concelho subsídios no valor global de 790.800 euros com o objectivo de minimizar os impactos negativos que a pandemia teve nas associações.
O Futebol Clube de Alverca é a entidade que mais dinheiro público vai receber da câmara municipal: 53.790 euros. Um valor acima de todas as outras instituições culturais, sociais e até desportivas do concelho que não dá para comparar, por exemplo, com os 185 euros que calham ao Grupo Desportivo Os Patuscos de Vialonga, onde se formaram atletas como Pany Varela, Ivan Cavaleiro ou Yannick Djaló. A elevada discrepância de valores levou a reparos da oposição na última reunião do executivo e que O MIRANTE dá nota numa outra notícia nesta edição.
A segunda entidade mais apoiada é a Cercipóvoa (36.240 euros), seguida da Euterpe Alhandrense (35.045), União Atlético Povoense (34.320) e Ateneu Vilafranquense, que vai receber 28.575 euros. Ao todo, as áreas do desporto, educação, cultura, solidariedade, apoio social e protecção civil vão receber 634.935 euros.
No âmbito da escola a tempo inteiro e actividades complementares à componente lectiva, e à semelhança de 2020, o executivo municipal deliberou um apoio financeiro extraordinário relativo ao período de suspensão das actividades lectivas e não lectivas, destinado às entidades que têm protocolos celebrados com a câmara. O apoio, no montante global de 68.622 euros, abrange 15 entidades, “sendo este um contributo para a sua sustentabilidade e visando o compromisso de manutenção dos postos de trabalho associados a estas actividades”, explica o município.
Para a manutenção do funcionamento dos refeitórios escolares e do fornecimento de refeições, e para o mesmo período temporal, foram aprovados apoios de 87.275 euros, abrangendo 10 Instituições Particulares de Solidariedade Social com protocolos celebrados com a autarquia. Também neste caso é dada continuidade a medidas já adoptadas em 2020. O montante apurado corresponde a 50% no que respeita ao fornecimento de refeições escolares e a 100% no que respeita ao funcionamento dos refeitórios escolares.

Vila Franca de Xira dá apoios extraordinários às associações 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido