uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Glória vence Taça do Ribatejo pela primeira vez
Glória fez a festa e levou a taça para o concelho de Salvaterra de Magos

Glória vence Taça do Ribatejo pela primeira vez

Sport Clube de Desportos da Glória e Rio Maior Sport Clube disputaram um jogo renhido mas sempre pautado pelo desportivismo.

Nas bancadas também reinou o respeito entre adeptos. A taça foi para a Glória do Ribatejo, que inscreveu o seu nome entre os 23 clubes que já venceram o troféu desde que foi criado pela Associação de Futebol de Santarém, na época 1976/77.

O Sport Clube Desportos da Glória, do concelho de Salvaterra de Magos, venceu a edição 2020/2021 da Taça do Ribatejo da Associação de Futebol de Santarém batendo o Rio Maior Sport Clube no confronto de grandes penalidades e inscreveu pela primeira vez o nome na lista de vencedores do troféu.

Foi um jogo de nervos disputado na manhã de domingo, 27 de Junho, no Estádio Municipal do Cartaxo. Os jogadores do Rio Maior fizeram os dois golos da partida. O primeiro, foi um autogolo de Ricardo Carloto, aos 52 minutos. Numa partida que já se esperava muito renhida o Glória foi aguentando as investidas do Rio Maior. Os nervos e a ansiedade foram crescendo entre os adeptos do Rio Maior, onde se incluiu Isaura Morais, deputada e ex-autarca daquele concelho que esperava gritar golo desde a tribuna. E aos 81 minutos Aroldo Arruda, do Rio Maior, fez-lhe a vontade com um daqueles golos bonitos de se ver, fintando adversários e encaixando a bola depois de desviar o guarda-redes do caminho. Empate carimbado e a decisão ficou para os pontapés da marca de grande penalidade, onde o Glória foi mais eficaz. Alex, do Rio Maior, falhou e selou-se o 6-5 final.

Linda Caneira, presidente do Glória, diz que a vitória foi uma recompensa por todos os sacrifícios passados ao longo do último ano por causa da pandemia. “Não foi nada fácil mas estamos cá com muito orgulho. Os seniores mereciam isto. Somos uma equipa muito unida e muito completa e estamos cá para fazer a festa”, afirmou a O MIRANTE.

E lá festa houve: a “invasão” de adeptos do Glória ao Estádio Municipal do Cartaxo, duas horas antes do jogo, pareceu um sinal do que estava para vir. Vieram tantos, na verdade, que esgotaram os poucos bilhetes disponíveis para a bancada e alguns tiveram de ver o jogo do exterior.

Lotação reduzida e máscara obrigatória

Apesar de ser permitido público a lotação foi reduzida por causa da pandemia e o uso de máscara obrigatório nas bancadas. “É uma alegria imensa voltar às bancadas e ver futebol ao vivo. Só por isto já valeu a pena”, afirmava Manuel Rosa, adepto do Glória, antes do início do jogo. Na bancada oposta os adeptos do Rio Maior também estiveram em largo número. “Já tínhamos saudades de vir a um estádio de futebol. Sabe bem retomar velhas rotinas”, afirma Joana Sofia, riomaiorense que veio com o marido apoiar a equipa.

O presidente do Rio Maior Sport Clube, Heitor Oliveira, afirmou a O MIRANTE que a equipa estava focada na vitória mas que, independentemente do resultado, só ter chegado à final já foi um prémio importante. “É muito importante e muito bom voltar a ver público nas bancadas e voltar a haver a festa do futebol”, afirmou. No final as equipas realizaram uma guarda de honra a vencedores e vencidos. Diogo Vicente foi o árbitro escolhido para apitar a partida, coadjuvado por Francisco Pereira, Henrique Paula, Pedro Sousa e Afonso Mendes.

A equipa de Rio Maior lutou forte até ao último minuto pela vitória mas acabou por ser a lotaria dos penaltis a decidir o resultado
Glória vence Taça do Ribatejo pela primeira vez

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido