uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Miguel Borges começa último mandato com criticas ao Governo
Miguel Borges tomou posse para o terceiro e último mandato na presidência da Câmara do Sardoal

Miguel Borges começa último mandato com criticas ao Governo

O presidente da Câmara do Sardoal, que tomou posse para o último mandato, teme que o futuro seja complicado porque está previsto um grande corte nas verbas transferidas pelo Estado para o orçamento municipal. São menos 370 mil euros, que faz mossa num concelho pequeno. O autarca social-democrata espera pelo menos que a politiquice que o afectou nos últimos quatro anos seja erradicada.

Miguel Borges tomou posse para o último mandato ainda dorido da politiquice de que tanto se queixou ao longo dos últimos quatro anos. O problema do autarca do PSD que, por momentos, achou que ia perder as eleições devido a um erro informático, tem a ver com as redes sociais, onde tem sido atacado. O que mais está a preocupar o presidente são as verbas com um corte previsto nas transferências do Estado para o orçamento municipal na casa dos 370 mil euros.

Temendo um futuro menos risonho por causa do corte nas verbas Miguel Borges diz que é preciso encontrar as melhores soluções “perante tão grande redução”. Sobre a politiquice que o tem afectado conta para já com a solidariedade do líder da oposição. Pedro Duque admite os ataques políticos, mas diz que são de pessoas afastadas das cúpulas dos partidos. “As pessoas saberão decidir e sabem que a política no Sardoal não é isso”.

Miguel Borges, no seu discurso de tomada de posse, chamou cobarde e miserável a politiquice que foi feita nas redes sociais “com uma violência verbal e outras situações nunca vistas” no concelho, o que, sublinha, tornaram os últimos quatro anos dolorosos para muitos. O autarca não exclui dessa responsabilidade nenhuma força política porque directa ou indirectamente foram culpadas ou pactuaram com o que chamou uma lamentável forma de estar. A situação, salienta, tende, cada vez mais, a afastar os jovens e outros cidadãos com potencialidades e capacidades para a vida política.

O presidente vai ter uma oposição dos socialistas com responsabilidade contando com o bom senso de Pedro Duque com quem até Miguel Borges tem uma relação de amizade. O vereador, que transita do mandato passado, não vai deixar de fazer oposição quando tiver de o fazer. Diz que a relação de amizade com o presidente permite um entendimento e que não vai deixar que a proximidade com Miguel Borges lhe tolde o raciocínio.

Fernando Moleirinho diz-se afastado

O ex-presidente da Câmara do Sardoal, Fernando Moleirinho, esteve na tomada de posse dos autarcas do concelho, no centro cultural, sentado discretamente nas últimas filas. O antigo autarca diz que a sua presença foi apenas de apoio aos que tomaram posse e que já não pensa regressar às lides políticas.

Em conversa com O MIRANTE após a cerimónia Fernando Moleirinho diz que o seu tempo já passou e que o que pode fazer nesta altura é, com a sua experiência, ajudar os mais jovens que “podem dar mais ao Sardoal” do que ele poderia dar. O antigo autarca considera que o afastamento dos jovens e de alguns cidadãos da política é um mal geral, tendo ficado satisfeito por ver a presença de alguns jovens no novo elenco da Assembleia Municipal do Sardoal. “É uma perspectiva de que no futuro os jovens possam participar mais”, sublinha.

Fernando Moleirinho
Miguel Borges começa último mandato com criticas ao Governo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido