uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bordados da Glória do Ribatejo como património imaterial em consulta pública
Inscrição dos bordados da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, como Património Cultural Imaterial Nacional está em consulta pública (FOTO – CM Salvaterra de Magos)

Bordados da Glória do Ribatejo como património imaterial em consulta pública

Candidatura, iniciada em 2018, foi preparada em conjunto com a Universidade de Évora, instituição que havia já sido parceira do município de Salvaterra de Magos no processo de classificação da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

A inscrição dos bordados da Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, como Património Cultural Imaterial Nacional entrou em consulta pública, segundo o aviso publicado em Diário da República. O anúncio da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) estipula uma duração de 30 dias para a “consulta pública sobre o projecto de decisão de inscrição da manifestação ‘Os Bordados da Glória do Ribatejo’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

“Os elementos constantes do processo de inventariação da manifestação ‘Os Bordados da Glória do Ribatejo’ encontram-se disponíveis para consulta” online na Matriz PCI, “sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, podendo os contributos ser também enviados por correio registado para a DGPC, afirma o aviso. Concluída a consulta pública, a decisão sobre o pedido será tomada no prazo de 120 dias.

O dossiê da candidatura foi entregue pela Câmara de Salvaterra de Magos a 17 de Fevereiro de 2020. A fundamentação destacava “a produção e uso dos bordados a ponto de cruz de Glória do Ribatejo […] presente no quotidiano da freguesia há várias gerações”, uma “arte popular” que resulta de um “saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres glorianas”, aplicado, nomeadamente, em peças de vestuário ou roupa de casa, entre outras.

A candidatura, iniciada em 2018, foi preparada em conjunto com a Universidade de Évora, que havia já sido parceira no processo de classificação da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. “Não estamos a falar apenas da técnica e da tipicidade dos bordados glorianos, mas de todo o estudo que está associado a esta arte ancestral”, afirmava o município no apelo feito, na altura, ao envolvimento dos parceiros locais (associações, Instituições Particulares de Solidariedade Social, junta de freguesia e população da Glória do Ribatejo).

Bordados da Glória do Ribatejo como património imaterial em consulta pública

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido