uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Ourém vai adquirir sinagoga da vila medieval

Município tinha avançado com expropriação do imóvel mas chegou a acordo com proprietários.

A Câmara de Ourém vai adquirir a sinagoga da vila medieval, pelo valor de 8.700 euros, que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias de Portugal. O presidente do município, Luís Albuquerque, informou, em reunião camarária privada, que a aquisição vai criar condições para a preservação desta “importante marca simbólica judaica que integra o património histórico disponível na vila medieval de Ourém”.

O município tinha em curso um processo de expropriação do imóvel que foi revogado pois foi possível chegar a acordo com os proprietários para a aquisição deste “símbolo representativo da presença judaica em Ourém”, acrescentou o autarca.

Os vestígios da sinagoga encontram-se na Rua D. Afonso IV Conde de Ourém e consistem numa fachada que apresenta um elevado risco de desmoronamento colocando em perigo a circulação rodoviária e a integridade física de transeuntes e residentes, esclareceu Luís Albuquerque durante a reunião de câmara em que a proposta foi aprovada.

Valorização da antiga Casa de Cantoneirosem Rio de Couros

Na mesma reunião foi ainda aprovado o acordo de transferência de competências de gestão da antiga Casa de Cantoneiros, em Rio de Couros, para o município de Ourém. Luís Albuquerque referiu que este património público encontra-se devoluto e a assumpção da gestão pela autarquia vai permitir o desenvolvimento de um projecto de valorização do imóvel.

“O acordo com a Direção-Geral do Tesouro e Finanças terá como objectivo a recuperação da antiga Casa de Cantoneiros através da sua reabilitação e adaptação para fins de interesse público nomeadamente a instalação de um local de apoio ao parque de merendas e aos peregrinos”, sublinhou.

As obras devem estar concluídas até dois anos após a assinatura do acordo e a transferência de gestão é válida pelo prazo de 50 anos. O acordo contempla ainda a hipótese de cedência de exploração do imóvel à União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido