uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um veterano que é uma inspiração para os Madrugas de Almeirim
José Maria Pardal, 70 anos, começou a correr há 13 anos quando se reformou e faz parte dos Madrugas de Almeirim (FOTO – Federação de Triatlo)

Um veterano que é uma inspiração para os Madrugas de Almeirim

José Maria Pardal foi um dos elementos que participaram pelos Madrugas de Almeirim na 34ª edição dos 20 Kms de Almeirim. Com 70 anos de idade e praticante de atletismo desde que se reformou, é um dos que às seis e meia da madrugada está nas ruas a treinar.

José Maria Pardal é o mais velho do grupo Madrugas de Almeirim, que no domingo, 31 de Outubro, esteve representado nos 20 Kms de Almeirim por vários atletas viciados em correr, e é ele quem mais puxa pelos atletas que têm idade para serem seus filhos. O reformado, de 70 anos, só descobriu o atletismo depois de há 13 anos ter entrado na reforma. Entrou devagarinho, primeiro com umas caminhadas, depois umas corridas e obstinou-se pela modalidade, ao ponto de treinar dia sim, dia não às 6h30.

Há dois anos foi ao primeiro lugar do pódio da prova principal de 20 quilómetros no escalão de +65 anos. Este ano tinha pernas para correr a mesma distância, mas decidiu ser cauteloso e fazer a prova de 10 quilómetros porque no ano passado foi operado a um coágulo na cabeça, que teve origem num acidente de moto. Participa nos 20 Kms de Almeirim há seis anos e quanto mais corre mais gosta de correr.

O atleta veterano começou a correr por influência do genro e aderiu aos Madrugas, sendo agora quem incentiva os mais novos a levantarem-se da cama cedo para treinarem, faça sol ou chuva. José Maria Pardal, que já fez trails de 30 quilómetros, diz que correr é um vício como o do tabaco ou pior e foi o exercício que o levou a largar os cigarros e a mudar a alimentação. A única coisa que ainda mantém é beber um copo de tinto ao almoço. Para o elemento dos Madrugas, que começou como um grupo informal e neste momento já é uma associação, com duas dezenas de participantes, o mais importante é gostar-se de atletismo e ter muita força de vontade para se conquistarem objectivos.

Os 20 Kms de Almeirim, que decorreu em três categorias: 5, 10 e 20 quilómetros, contaram com a participação de cerca de 1500 atletas de várias zonas do país, num dia chuvoso. Nos 20 quilómetros, Miguel Ângelo Arsénio, atleta de Almeirim, a correr individualmente, conseguiu o terceiro lugar. O primeiro a cortar a meta foi Bruno Batista, também individual. O segundo foi João Ferreira, do MF Grupo. Em femininos o primeiro lugar foi de Ana Mafalda Ferreira, do Sporting, e em segundo ficou Kcénia Bougrova (Run Tejo-CM Socks). Em terceiro lugar ficou Solange Guerreiro (NDCODEMIRA).

Um veterano que é uma inspiração para os Madrugas de Almeirim

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido