Ourém vai ter equipa comunitária de saúde mental
Parceria entre o município e o Centro Hospitalar do Médio Tejo visa a promoção e prestação de cuidados na área da saúde mental.
A Câmara de Ourém assinou um protocolo com Centro Hospitalar Médio Tejo para a criação de uma equipa comunitária de saúde mental visando a prestação e promoção de cuidados assistenciais próximos e acessíveis. O projecto que vai envolver médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e administrativos entra em funcionamento a 15 de Novembro, no Centro de Congressos de Ourém.
Os profissionais de saúde que integram a equipa vão estar disponíveis para consultas externas, visitas domiciliárias, treino de actividades de vida diária e no desenvolvimento do início de programas individualizados de reabilitação na doença mental grave. A sua intervenção vai passar ainda por grupos vulneráveis e pela sensibilização para a promoção da saúde mental e pela articulação com autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social. Em paralelo, o Centro Hospitalar do Médio Tejo já tem em funcionamento, desde Maio de 2021, uma equipa comunitária de saúde mental para a população adulta, no Centro de Saúde de Ourém.