Um novo sistema de saúde na ULS Lezíria pioneiro em Portugal
Hospital de Santarém volta a ser pioneiro num projecto-piloto que pretende optimizar a eficiência, a integração de cuidados e a modernidade dos processos internos.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) iniciou, no dia 12 de Dezembro, a implementação do Sistema de Cuidados de Saúde (S3), uma inovadora solução tecnológica desenvolvida pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, centralizada no utente, projectada para optimizar a eficiência, a integração de cuidados e a modernidade dos processos internos das ULS e de outras entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O projecto-piloto teve início no Serviço de Urgência, com planos de expansão gradual em 2025 para outras áreas da instituição, visando transformar e optimizar os processos de atendimento e gestão de saúde.
O marco foi assinalado com uma cerimónia realizada no auditório do Hospital Distrital de Santarém. “A ULS Lezíria é a primeira a avançar com esta solução, o que demonstra a nossa constante disponibilidade para implementar projectos inovadores em parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou a presidente do conselho de administração da ULS Lezíria, Tatiana Silvestre, acrescentando que o Hospital Distrital de Santarém foi pioneiro também na implementação do SONHO v2, em 2013. Sandra Cavaca, presidente da SPMS, destacou o impacto estratégico do S3 para o SNS.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, reforçou a importância da colaboração entre as entidades locais e o SNS. “A Câmara Municipal de Santarém está totalmente disponível para apoiar iniciativas que promovam melhorias nos cuidados de saúde prestados à nossa população. Este projecto reflecte o compromisso de trabalharmos em equipa para alcançar objectivos comuns”, frisou.