Sociedade | 15-02-2021 07:00

Para Adrien Lochon só há verdadeira magia com público ao vivo

Para Adrien Lochon só há verdadeira magia com público ao vivo
SOCIEDADE
Adrien Lochon

Adrien Lochon, 34 anos, é informático e a magia é a sua grande paixão dos tempos livres.

De pé, na sala de casa onde costuma dar asas à criatividade, Adrien Lochon mostra-nos uma folha de papel em branco dobrada que retira da sua carteira de documentos. Dessa folha branca começa a mostrar notas de cinco euros, dez, vinte e cinquenta euros. “Aqui a pessoa já percebeu que estou a fazer um truque e pede-me para fazer uma nota de cem euros. Aí aproveito e volto a mostrar a folha em branco, já sem o valor das notas”, conta sorridente enquanto faz o seu mais recente truque de magia para O MIRANTE.

Adrien Lochon, 34 anos, é informático e a magia é a sua grande paixão dos tempos livres. Com a pandemia os espectáculos ao vivo terminaram e o mágico de Casével, concelho de Santarém, teve que se reinventar. Deu alguns espectáculos através da plataforma digital Zoom e um directo na rede social Instagram mas confessa não ser a mesma coisa.

“Peço às pessoas para irem buscar as coisas e digo para elas fazerem mas não é a mesma coisa. Falta a presença, o contacto. No Zoom é tudo muito impessoal e não há interacção, o que é fundamental na magia. Ainda não consegui arranjar uma fórmula que capte a essência do espectáculo ao vivo. É estranho estar sozinho a falar para um computador”, lamenta.

Adrien Lochon é filho de mãe portuguesa e pai francês. Nasceu e viveu nos arredores de Paris até aos seis anos. Desde criança que ficava fascinado quando assistia a espectáculos de magia. Uma cassete de vídeo caseira, gravada durante a festa de baptizado de um primo, mostra o encanto de Adrien a olhar para o mágico que tinha à sua frente e como fazia aparecer e desaparecer coisas. Quando veio para Portugal foi assistir a um espectáculo de Luís de Matos, o mais conhecido ilusionista português, e vibrou assim que foi escolhido para ir ao palco participar num dos truques.

O programador informático lamenta que a resolução de muitos dos truques de magia estejam disponíveis na internet. Para Adrien Lochon isso tira todo o encanto e desvirtua a experiência com espectador. Além disso, explica, nem todas as respostas que estão na internet são verdadeiras. “Se no final do espectáculo me perguntam qual o segredo de algum truque sinto que não fiz tudo como deveria ter feito. O objectivo é tornar os truques grandiosos e que a pessoa se deixe encantar em vez de querer saber como se faz”, afirma.

Apesar da paixão por magia Adrien Lochon só começou a praticar quando foi estudar para Lisboa. Conheceu outros mágicos e frequentava lojas de ilusionismo. Sempre que tem tempo livre aproveita para criar novos truques de magia. Confessa que inventa muitos que ficam pelo caminho por não funcionarem. Não é impossível mas Adrien admite ser muito difícil viver só da magia em Portugal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1698
    08-01-2025
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1698
    08-01-2025
    Capa Lezíria/Médio Tejo