Sociedade | 29-04-2021 18:00

Uma escola de vida de bons cidadãos

Uma escola de vida de bons cidadãos
ESCUTISMO
Carlos Chora, Paulo Francisco e Filipe Mota

O MIRANTE conversou com três chefes de escuteiros da região que afirmam serem mais altruístas desde que se juntaram ao movimento.

O escutismo tem como finalidade educar os jovens como cidadãos úteis e de vistas largas. Foi com este princípio que Baden-Powell fundou, em 1907, o movimento escutista. A propósito do Dia Mundial do Escutismo, O MIRANTE conversou com três chefes de escuteiros da região que afirmam serem mais altruístas desde que se juntaram ao movimento.

Carlos Chora, 38 anos, é um dos rostos mais conhecidos do escutismo na Chamusca. Fez parte, durante 17 anos, do Agrupamento 524 da Chamusca, tendo saído há cerca de três por motivos profissionais e porque o grupo, afirma, já não tinha o dinamismo de outros tempos. A entrada para os escuteiros deveu-se, sobretudo, à influência das suas irmãs mais novas, Elisabete e Andreia, que já pertenciam ao grupo.

Fundado há 75 anos, o Agrupamento 44 de Tomar do Corpo Nacional de Escutas tem 128 elementos, mais raparigas do que rapazes, e é o mais antigo do distrito de Santarém. “Os rapazes são atraídos para outras actividades desportivas que não agradam tanto às meninas”, explica, acrescentando que no geral é cada vez mais difícil tirar os jovens de casa e pô-los a fazer actividades ao ar livre. “Os pais também se acomodam e esquecem-se que têm um papel fundamental nesse incentivo. No meu caso, por exemplo, fui para os escuteiros porque os meus pais me levaram", sublinha.

Filipe Mota, 44 anos, é dirigente do Agrupamento 524 de Aveiras de Cima desde a sua fundação, em 1999, e chefe há cinco anos. O grupo, que conta actualmente com 145 elementos, surgiu após uma conversa entre os membros do ANAC (Aventura e Natureza de Aveiras de Cima), que acreditavam que devia voltar a haver escutismo na vila. “Não podia dizer que não e parti à aventura”, recorda a O MIRANTE.

*Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 29 de Abril

Mais Notícias

    A carregar...