Sociedade | 23-12-2022 11:56

Ourém garante apoio financeiro para família que perdeu casa no incêndio da Freixianda

Na aldeia de Santa Teresa, em Ourém, os irmãos Luís e Jorge viram a casa onde moravam com o pai, já idoso, ser arrasada pelo fogo

Câmara Municipal de Ourém vai apoiar os dois irmãos que perderam a casa num incêndio que lavrou durante seis dias na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais. Para já a família vai viver numa casa arrendada até a sua estar totalmente reconstruída.

O município de Ourém garantiu a obtenção de financiamento público para a reconstrução da casa de primeira habitação totalmente destruída pelos incêndios de Julho deste ano, em Aldeia de Santa Teresa, na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais. Recorde-se que O MIRANTE visitou a casa onde Luís, de 47 anos, e Jorge, de 49, residiam com o pai, Joaquim, de 78 anos, e que ficou reduzida a cinzas num ápice.
O presidente da câmara municipal, Luís Albuquerque, já tinha garantido que a autarquia ia assumir a responsabilidade na reconstrução, mas faltava definir os moldes desta intervenção. Na última sessão camarária foi aprovada a proposta de protocolo a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, entidade promotora do Porta de Entrada – Programa de Apoio ao Alojamento Urgente. Luís Albuquerque detalhou a operação, revelando os contornos do protocolo institucional que, depois de assinado, vai garantir cerca de 83 mil euros para financiar o arrendamento temporário de uma habitação (até ao montante máximo de 4.500 euros), bem como a reconstrução da casa destruída (até ao montante máximo de cerca de 78 mil euros).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Vale Tejo