Sociedade | 10-02-2024 07:00

Francisco Filipe celebrou 108 anos de vida

Francisco Filipe celebrou 108 anos de vida
Foto arquivo O MIRANTE - Francisco Filipe partilhou com O MIRANTE o seu percurso de vida e os seus segredos para a longevidade em 2022

Utente do Lar Nossa Senhora da Purificação, em Aveiras de Cima, Francisco Filipe festejou os 108 anos na presença de alguns familiares.

Francisco Filipe, mais conhecido por “avôzinho”, celebrou no dia 8 de Fevereiro 108 anos de vida. Este foi mais um aniversário vivido pelo utente do Lar Nossa Senhora da Purificação, em Aveiras de Cima, que teve direito a festejos.

O centenário, que segundo a directora técnica do lar continua "a levantar-se da cama" e a frequentar a sala de convívio da instituição, ouviu cantar os parabéns e soprou as velas numa festa onde estiveram presentes alguns dos seus familiares.

Nascido em 1916, quando ainda decorria a Primeira Guerra Mundial, Francisco Filipe cresceu num moinho com os pais e irmãos na povoação da Lapa, concelho do Cartaxo. Seguindo as pisadas dos progenitores fez-se moleiro aos 11 anos, altura em que deixou a escola primária. Já em adulto foi “pau para toda obra” na extinta Junta de Freguesia da Lapa.

Em Outubro de 2022 O MIRANTE esteve no lar à conversa com o utente que até depois dos 100 anos viveu em habitação própria recebendo apoio domiciliário. Caminhou com a ajuda de um andarilho até as pernas lhe falharem já depois de completar os 102. A saúde, confessou na altura com entusiasmo, sempre foi de ferro. “Graças a Deus que a tenho. Saúde e sorte na vida era o que pedia quando ia à missa”, aos domingos, acompanhado pela esposa Rosa. Em 2021 foi um dos utentes do lar a testar positivo à Covid-19, doença que lhe passou pelo corpo sem grandes sintomas e sem deixar sequelas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo