Sociedade | 07-12-2024 15:26

Funeral de José Manuel Roque marcado para segunda-feira

Funeral de José Manuel Roque marcado para segunda-feira

Velório do presidente do conselho de administração da Roques e Roques Vale do Tejo, amanhã a partir das 15 horas, no Convento de Santa Clara, em Santarém e funeral na segunda-feira às 14h00.

José Manuel Ferreira Roque Dias, que faleceu hoje, 7 de Dezembro, aos 79 anos, nasceu em Lisboa, onde fez o curso complementar dos liceus e onde viveu parte da sua juventude, mas desenvolveu toda a sua carreira empresarial em Santarém, para onde rumou em 1968.
Começou por trabalhar nos escritórios da antiga Camionagem Ribatejana, propriedade do pai e dos tios. Depois de vendida a transportadora, em 1971, é criada a Roques - Comércio de Veículos e Serviços Lda, dedicada à venda e reparação de automóveis.
José Manuel Roque surge na linha da frente desse novo projecto empresarial da família Roque, assumindo a administração e gestão da empresa desde a sua fundação até hoje.
O empresário esteve também na fundação de outras empresas comerciais, industriais e de serviços, como a Rocargo, VCL - Comércio de Veículos, Metalriba e a Cosetra, que com a Roques Lda, constituem hoje um grupo empresarial.
Ao longo dos anos a sua facilidade oratória, a sua capacidade argumentativa e a sua veia negocial têm sido exercidas também nos inúmeros cargos associativos que desempenhou.
Foi director da Confederação do Comércio Português entre 1979 e 1981 e em 1991 e 1992, membro do conselho director da Prevenção Rodoviária Portuguesa entre 1976 e 1979, presidente da Associação Nacional dos Concessionários Renault desde 1984, vice-presidente da União Europeia dos Concessionários Renault de 1992 a 1995, entre muitas outras funções.
José Manuel Roque teve uma passagem efémera pela política enquanto candidato a deputado, figurando como independente nas listas da Aliança Democrática nas eleições legislativas de 1980. Foi ainda membro da Assembleia Municipal de Santarém. Em 1993 a Câmara Municipal de Santarém distinguiu-o como “Cidadão Ilustre” e em 1996 foi nomeado “Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito” pelo Presidente da República Francesa.
A política ficou por aí, mas gosta de se manter informado sobre o que se passa à sua volta. Tem na leitura de livros, revistas e jornais um dos seus passatempos e não se priva de dar a sua visão das coisas nas conversas que gosta de ter com os amigos.
Casado, pai de três filhos e avô de cinco netos, José Manuel Roque tem na barba, que cultiva desde os 18 anos, uma das suas imagens de marca. Outra faceta que o caracteriza é o discurso assertivo, sem meias palavras nem falinhas mansas, assumindo-se como uma pessoa “politicamente incorrecta, graças a Deus”.
(Perfil publicado em 24 de Dezembro de 2013, a propósito da atribuição, por O MIRANTE, do Galardão Carreira Empresarial.)

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo