Três Dimensões | 31-08-2022 18:00

“Há quem ache que ir ao dentista duas vezes por ano é caro mas na verdade está-se a poupar”

Bruna de Castro Gomes é médica dentista especializada em cirurgia avançada e implantologia

Bruna de Castro Gomes, 41 anos, médica dentista, directora clínica e proprietária da Clínica Castro Gomes, em Salvaterra de Magos.

Nascida no Norte do país, Bruna de Castro Gomes apaixonou-se pelo Ribatejo onde fundou uma clínica com especialidades que vão desde a medicina dentária à osteopatia. Diz que a população está mais preocupada com a saúde oral, mas ainda há quem negligencie a prevenção. Não é adepta do uso de chupetas nem de pastas de dentes branqueadoras. Valoriza o sentido de humor e há quem lhe chame mulher furacão.

A população tem hoje uma maior preocupação com a saúde oral. Tanto mais novos como mais velhos. Além disso a ortodontia é cada vez mais acessível; vemos cada vez mais pessoas em idade adulta de aparelho. Os meus pais puseram aparelho depois dos 50 anos. Acho que ainda é preciso melhorar a informação acerca dos cheques dentista para que mais tenham acesso a essa benesse.
Estar atento aos sinais de doença oral é fundamental. Lesões na boca, sem causa aparente, com mais de 20 dias de persistência, por exemplo uma afta que não passa ao fim de três semanas são sinais de alerta que não se devem ignorar. Só com prevenção se evitam casos graves como o cancro oral.
Há quem ache que ir ao dentista duas vezes por ano é caro quando na verdade está a poupar. Trabalhando na prevenção conseguimos detectar princípios de cárie e tratar sem que se chegue ao ponto da desvitalização do dente. Assim como a extracção dos dentes do siso que mediante avaliação deve ser feita quando ainda estão inclusos para evitar complicações em quem tenha feito tratamento ortodôntico, por exemplo.
A alimentação influencia a saúde da nossa boca. Numa dieta rica em hidratos de carbono e produtos açucarados a saliva fica mais ácida e aumenta a probabilidade do aparecimento de cáries. Não há dúvida que uma boa higiene oral e uma boa alimentação são a chave para uma boca e dentes saudáveis.
As crianças devem começar a frequentar o dentista a partir dos dois ou três anos. O que não quer dizer que façam uma consulta oficial, mas ao acompanhar os pais a uma higienização oral, por exemplo, vão ambientar-se e identificar aquele espaço como sendo seguro. É uma espécie de operação de charme. Se a criança visitar pela primeira vez um dentista quando já tem problemas nos dentes acarreta maior ansiedade e nervosismo, até nos próprios pais.
As chupetas podem provocar deformação óssea nas crianças. Devem ser usadas até aos três anos e meio no máximo, com o cuidado de se irem trocando consoante o crescimento da criança. Quando começa a haver deformação e a criança apresenta uma mordida aberta torna-se difícil reverter essa situação.
Quando ingressei no curso de Medicina Dentária era minha intenção pedir transferência para Medicina, mas apaixonei-me completamente pela profissão. Naquela altura as médias eram astronómicas e os três primeiros anos do curso eram comuns com Medicina.
Já sinto que sou meio minhota e meio ribatejana. Nasci no Porto, vivi em Braga até aos 17 anos até ir estudar para a faculdade. Deixei o Norte há 27 anos, mas continua a ser lá que me sinto em casa, por mais anos que passem. Passar os verões na casa da praia em Esposende e brincar com os meus primos na casa da minha avó são das melhores memórias que guardo da minha infância. Se pudesse voltaria a ser criança por um dia.
Deixei o Norte e parti para Lisboa depois de a minha irmã ficar viúva. Tinha um sobrinho com um ano e meio e nem sequer pus em hipótese não os ir apoiar. Mais tarde a minha irmã regressou ao Norte mas eu fiquei por cá. Comecei a trabalhar no Ribatejo em 2011.
A Clínica Castro Gomes nasce, em Salvaterra de Magos, em Janeiro de 2022 para dar uma melhor resposta às necessidades da população. Trata-se de uma policlínica com valências que vão desde a medicina dentária, osteopatia, nutrição, psicoterapia, terapia da fala e lazer-terapia que acompanha a harmonização facial. Trabalho com 11 profissionais. Eu estou mais vocacionada para a implantologia e cirurgia oral avançada.
Não sou adepta de pastas de dentes branqueadoras nem dos espaços de branqueamento dentário sem acompanhamento clínico. Num consultório para se fazer um branqueamento há uma preparação do dente para que seja eficiente e faz-se uma protecção gengival, porque se vai usar uma grande quantidade de branqueador que pode queimar as gengivas. Nesses tais espaços se houver uma situação de urgência provocada por exemplo pelo excesso de exposição ao produto não há qualquer tipo de orientação ou acompanhamento médico.
Fazer voluntariado em Moçambique e na Guiné marcou a minha vida. Quando lhes era distribuído um prato de arroz com pouca carne ainda tinham a preocupação de me vir oferecer. Experienciei a felicidade e se ser simples com tão pouco. Fui em contexto profissional e tentei fazer rastreio a todas as crianças que consegui.
Resido em Vila Nova de Santo Estêvão, no concelho de Benavente, e foi aqui que encontrei o meu sossego. Para quem como eu anda sempre numa azáfama é bom viver num sítio assim. No entanto, falta melhorar a rede móvel e acho que esta zona merecia farmácias e melhor acesso à saúde.
A tradicional procissão de Nossa Senhora da Oliveira em Samora Correia é de uma beleza fascinante. Já as largadas e corridas de toiros não me seduzem, embora respeite e compreenda que fazem parte da cultura ribatejana. Adoro o mar e no Verão gosto de passar dias inteiros na praia. No tempo frio prefiro ficar a ver um bom filme no conforto de casa.
Quando conheço uma pessoa é no sorriso que reparo primeiro. Valorizo a simpatia genuína das pessoas e o sentido de humor. Há quem me chame furacão porque sou muito energética e proactiva. Não gosto de estar parada. Antes dos 50 anos gostava de abrir uma nova clínica.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo